Rádios On-line
11335
SAúDE

4 provas de que as dietas milagrosas não funcionam

Nutricionista conta o que faz com que esses regimes sejam ineficazes e, até mesmo, perigosos.

11 MAR 2019 - 08h:08Por Redação

Cortar carboidratos da alimentação, evitar consumir glúten, ingerir grande quantidade de proteínas, contar calorias… A lista das dietas que prometem resultados rápidos é longa. Para a nutricionista Gladia Bernardi, esses regimes além de ineficazes, a longo prazo podem ser bastante perigosos. (mdemulher)

Veja abaixo motivos que ela dá para você fugir das “dietas milagrosas”:

1. Provocam mudanças no funcionamento do organismo

Para obter os chamados “resultados impressionantes”, geralmente são sugeridas mudanças no seu cardápio diário. E em algumas dessas dietas, “não há a ingestão arroz, batata e pão, ao mesmo tempo em que há um consumo excessivo de proteína, o que pode prejudicar o organismo”. 

Os carboidratos são essenciais como fonte de energia para o corpo e, o excesso de proteínas no organismo pode sobrecarregar os rins, que passam a trabalhar mais devido ao aumento de toxinas a serem eliminadas.

2. Elas têm proibições e tratam alimentos como “vilões”

Muitas dessas dietas têm categorias de alimentos proibidos. A nutricionista alerta que para ter uma alimentação saudável essas proibições são totalmente contra-indicadas. “É preciso manter um equilíbrio e entender que aquele alimento calórico só irá engordar se a pessoa comê-lo sem nenhum controle.”

3. Contribuem para a compulsão alimentar

Para Gladia, “restrições em excesso estimulam a compulsão”. Então, quando um alimento é considerado proibido, a vontade de comê-lo é muito mais tentadora. “Se a pessoa resolve comer um pedacinho de chocolate, acaba pensando que, como já saiu mesmo da dieta, é melhor devorar logo uma barra inteira”.

Por isso, o ideal é comer um pouco de tudo, sem exageros!

4. Não se sustentam a longo prazo

“Essa é mais uma prova de que aderir a esse tipo de dieta não vale a pena”. Poucas pessoas conseguem conviver com um cardápio tão restrito por muito tempo e sem causar prejuízos à saúde. 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13