RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

4 situações em que é indicado incluir mais sódio na alimentação

Apesar da fama de vilão, o mineral é essencial para o bom funcionamento do organismo

Por Redação
24/07/2018 • 08h02
Compartilhar

1. Treino muito intenso

Praticar atividades físicas por mais de 60 minutos eleva a temperatura corporal e intensifica a sudorese. Isso significa que seu organismo elimina água e, de carona com ela, um mineral essencial para sua saúde: o sódio. Mas engana-se quem pensa que a solução é virar um copinho atrás do outro para hidratar o corpo.

É que a água, por si só, não é capaz de repor os níveis do mineral no organismo. Aí, quando sua concentração no sangue cai, a tontura, as dores de cabeça e a confusão mental aparecem. “Se você notar algum desses sintomas após o exercício ou estiver saindo de uma maratona, por exemplo, aposte em um isotônico em vez de água pura”, sugere Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2. Dias muito quentes

As altas temperaturas favorecem a troca de calor com o ambiente e a eliminação de água e sódio através do suor. Se, durante o dia, você sentir a cabeça mais leve ou algum tipo de tontura, aposte em lanchinhos entre as refeições que levam uma pitada de sal, como uma omelete, um salgado de batata-doce com frango desfiado ou uma tapioca de queijo branco com tomate.

3. Em casos de enfermidades renais

Os rins controlam a entrada e saída de água e minerais do corpo. “Normalmente, quando o organismo fica desidratado, o órgão retém o sódio no sangue para evitar problemas”, explica Daniela Gasparini, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

Acontece que em casos de complicações renais, essa capacidade acaba comprometida e descompensada – fazendo com que uma grande quantidade do mineral seja eliminada pela urina. Para evitar essa dor de cabeça, converse com seu médico sobre o melhor tratamento e se é preciso, nesse meio tempo, reforçar o consumo da substância.

4. No uso de diuréticos

Quem está acostumada a tomar diuréticos sabe que o medicamento aumenta as idas ao banheiro. Ou seja: adeus água e sódio! Isso significa que você precisa tomar cuidado redobrado quando se trata do controle de ingestão do mineral. Portanto, esclareça com um especialista a recomendação mínima e máxima de consumo de sódio que atenda às suas necessidades.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias