Rádios On-line
7816
DIA DAS CRIANÇAS

5 dicas para curtir o Dia das Crianças com os filhos sem gastar muito

Em tempos de crise, os pais não precisam se sentir culpados por não darem um presente caro – ou qualquer presente – para as crianças nesta data.

12 OUT 2018 - 09h:18Por Redação

O amor pelos filhos é imenso e nossa vontade é dar para eles tudo que faça seus olhinhos brilharem nas lojas de brinquedos. Ao mesmo tempo, o país está atravessando uma crise financeira que não permite que a maioria das famílias cometa extravagâncias na hora de comprar presentes para este Dia das Crianças; para muitas, não existe orçamento sequer para uma lembrancinha.

É comum e absolutamente normal pintar um conflito interno em situações como esta. “Nossa sociedade é muito marcada pela questão do presente. Por exemplo: os pais fazem fotos da criança com todos os presentes que ganhou na festinha de aniversário e postam nas redes sociais, o que constrange os convidados que tenham dado uma lembrancinha mais simples. Os presentem têm um papel central demais nas relações”, explica a psicóloga clínica Andressa Schmidt.

Por isso, “os pais podem acabar sentindo que não estão fazendo as coisas direito se não tiverem condições de dar um presentão para os filhos no Dia das Crianças ou no aniversário”, diz a psicóloga, que conta não ser raro isso ser assunto de sessões de seus pacientes nesta época do ano e na proximidade do Natal.

Mas há um pulo do gato aqui: as crianças, na verdade, não estão tão preocupadas com os presentes – “especialmente nas famílias em que os pais ficam muito tempo fora de casa por causa de trabalho”, destaca Andressa. Para elas, a presença e a atenção dos pais é muito mais importante nas datas especiais do que um embrulho com um brinquedo dentro.

Valorizar a infância e colocar as crianças como prioridade

Débora Regina Diniz, co-fundadora do Movimento Infância Livre de Consumismo (MILC), defende que o essencial é se divertir, construir coisas juntos, espairecer.

“As crianças estão recebendo essa vibração de tensão do fim de semana passado [devido às eleições no Brasil], então este é o momento de protegê-las, cuidar delas e desanuviar”, afirma. “E nada melhor que brincar, valorizar a infância, colocar as crianças como prioridade. Cercá-las de afeto, amor e esperança no futuro”, complementa.

Ela opina que, independentemente da situação financeira, a família foque em criar bons momentos juntos. “As memórias que a criança terá serão para toda a vida. O momento presente é mais importante que o presente material.”

Com a ajuda de Andressa e de Débora, trazemos aqui cinco sugestões de experiências para você curtir o Dia das Crianças com seus pequenos com muito amor, muito vínculo e nenhum peso na consciência.

Um dia no parque

A entrada é gratuita, você pode levar os comes e bebes de casa, as crianças têm muito espaço para se divertir e o cenário é maravilhoso. Bônus: rende fotos lindíssimas.

Piquenique em casa

Se o clima não colaborar e lá fora estiver aquela chuva que ninguém estava querendo em pleno feriado, faça um piquenique em casa. Afaste os móveis da sala, estenda uma toalha no chão e distribua ali comidinhas que dispensem pratos e talheres e bebidas. Ignore o relógio, convide as crianças a sentarem no chão, conversem e deem muitas risadas juntos.

Projetos DIY para a família

Coloque a mão na massa e faça os presentes das crianças em casa. Fique com estas sugestões de massinha e slime:

Crianças na cozinha

Selecione algumas receitas simples para fazer com as crianças, chame-as para a cozinha e façam os pratos juntos. Elas amam se sentir integradas em um momento tão “adulto” ao lado dos pais.

Leitura em família

Os livros são ótimos vínculos familiares. Se a criança for menorzinha, leia para ela os livros favoritos dela, sem se preocupar com o tempo. Se for maior, peça que ela própria leia os livros de que gosta para você ou conte as histórias deles; demonstre interesse, faça perguntas, interaja.

(mdemulher)

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300