RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 17 de abril

5 dicas para fazer sua própria horta caseira

Ter ingredientes frescos em casa é um sonho possível!

Por Redação
14/03/2019 • 08h08
Compartilhar

Já pensou que sonho seria ter uma horta em casa para preparar as refeições com ingredientes frescos? Pois a ideia é superpossível e não exige grandes esforços. (mdemulher)

Para ter uma hortinha caseira, você vai precisar, além dos itens básicos, de alguma disposição e carinho para cuidar das suas plantinhas.

A equipe de CLAUDIA conversou com a agroecologista Alessandra Nahra, professora do Namu Cursos, primeira plataforma de videoaulas voltadas para o bem-estar, para saber como plantar os próprios alimentos de maneira ecológica.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira 5 dicas para fazer sua própria horta:

Encontre um lugar da casa onde há luz natural

Antes de qualquer coisa, você precisa verificar se há algum lugar na sua casa que recebe luz natural durante uma parte do dia. Pode ser na laje, varanda ou até mesmo no parapeito da janela.

“O importante é ser um local que você passe todos os dias, para que consiga sempre ver a horta”, aconselha Alessandra Nahra.

Use recipientes para fazer canteiros

Não se preocupe se sua casa não tiver um local com terra no chão. Basta encontrar um recipiente qualquer e deixar a imaginação agir.

Você pode utilizar caixotes de feira, baldes plásticos, caixas de isopor e até gavetas de madeira. Para definir o tamanho ideal, imagine quantas plantas você deseja plantar e o espaço que elas vão ocupar enquanto crescem.

Descubra qual é a espécie mais adequada para plantar

Na hora de escolher o que plantar, pense em quais você sempre costuma comer. Além disso, também vale a pena refletir sobre o espaço que você tem disponível para a plantação.

“Plantas como hortaliças, temperos e aromáticas exigem pelo menos 5 horas de sol direto por dia. Ou seja, é preciso de um espaço que receba luz mais constante”, explica Alessandra.

Mas não se preocupe se você não tiver um lugar na sua casa que receba tanta luz. Você pode optar por espécies de plantas mais resistentes e testar.

Sempre cubra o solo com matéria orgânica

Para que a sua horta cresça direitinho, é necessário preparar o solo antes. Por isso, cubra-o com palha, folhas secas e restos de poda. Isso é importante para que o solo exposto não perder a umidade.

Adube e regue regularmente

Pode-se dizer que esse é um dos passos mais importantes. “A cada 20 dias a terra precisa ser revestida com composto orgânico, humus de minhoca ou bokashi”, conta Alessandra.

Não se esqueça de regar sua horta todos os dias, mas não exagere na quantidade de água! ????

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias