RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

5 erros que você está cometendo com suas lentes de contato

Admita: você já escorregou uma vez ou outra enquanto zelava pela saúde dos olhos

Por Redação
28/02/2018 • 08h02
Compartilhar

1. Você toma banho com elas

Pense em suas lentes de contato como Gremlins: você não deve molhá-las. Nunca. Isso porque a água pode fazê-las inchar e mudar de formato, favorecendo arranhões na córnea. “Além disso, o chuveiro contém micro-organismos que podem causar infecções”, alerta Lisia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

2. Você faz esportes sem ouvir às recomendações

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esportes aquáticos não devem ser praticados com elas, mesmo com óculos de natação. É que a piscina tem um potencial ainda maior que o chuveiro para causar problemas, visto que o ambiente é compartilhado e tratado com substâncias químicas. Durante o boxe também é proibido o uso de lentes de contato – imagine o que pode acontecer ao ser impactada bem na região dos olhos… “Já no karatê, é permitido o uso das gelatinosas”, comenta a especialista.

3. Você negligencia a dieta

Todo mundo conhece aquela sensação de ressecamento que as lentes causam ao fim de um dia longo. Para evitar o problema, aposte em alimentos ricos em vitamina A. “Esse nutriente é essencial para o bom funcionamento das células da retina e da glândula lacrimal”, conta Lisia. Então reforce o consumo de cenoura, batata-doce, brócolis, tomate, espinafre e couve e diga adeus ao olho seco. Descubra: 6 cuidados para ter unhas fortes e saudáveis 

4. Você monta o make na ordem errada

Regra de ouro: coloque a lente de contato antes de começar a se maquiar. Quando chegar em casa, ela será a prioridade também. “Primeiro a lente, depois o demaquilante e a água”, diz a especialista. Caso contrário, você acaba transferindo parte do make para dentro dos olhos, contaminando o produto.

5. Você adora um ar condicionado

Por si só, o ar condicionado já favorece a irritação. Se você usa lentes de contato, pior ainda. “O aparelho diminui a umidade do ar, podendo levar a sintomas de olho seco em pessoas mais sensíveis”, alerta Lisia. Então nada de ficar trancada em ambientes fechados com o ar no máximo por horas seguidas – melhor dar uma volta de vez em quando e deixar que seus olhos respirem.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias