RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

5 hábitos das japonesas para quem quer emagrecer e ser saudável

Especialista em nutrição otimizada revela os segredos que descobriu em sua temporada no Japão para uma vida mais equilibrada

Por Redação
21/06/2017 • 08h57
Compartilhar

Em visita ao Japão no mês de abril, o especialista em emagrecimento Rodrigo Polesso, especializado em nutrição otimizada pela Universidade de San Diego, nos EUA, se surpreendeu com a qualidade da alimentação no país do sol nascente. “Eles colocam em prática, no dia a dia, tudo o que a boa ciência ensina sobre os itens que devemos consumir”, explica o especialista.

Baseado em sua experiência de viagem, Polesso lista 5 características do menu dos japoneses que você deveria adaptar ao seu cardápio.

1. Ter pouca oferta de produtos processados e refinados

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A alimentação japonesa é composta basicamente de comida de verdade: alimentos naturais e que não passam por processos industriais ou de refinamento. A maior parte das pessoas consome comida que poderia ser facilmente encontrada em uma fazenda, como carnes, legumes e arroz. “Não vi os japoneses comendo muitos pães, farináceos e outros produtos industrializados, embora eles existam”, conta.

2. Comer peixe e itens poucos explorados por aqui

Viver num país próximo ao mar — caso do Japão e do Brasil — é um convite para se alimentar com mais peixes e frutos do mar frescos. “Entre os japoneses, além de frutos do mar, que são itens altamente nutritivos e cheios de proteínas, também são incluídos no cardápio com frequência órgãos pouco valorizados no Ocidente, como pescoço, rim a estômago da galinha”, destaca.

3. Incluir sobremesas pouco açucaradas no menu

“Os japoneses têm muitas sobremesa, mas elas possuem menor teor de açúcar — como o sorvete de chá-verde, que eu experimentei.” Segundo o especialista, algumas opções das opções docinhas para o pós-almoço são feitas de alimentos de verdade, como arroz e pasta de feijão, todos naturalmente menos açucarados.

4. Seguir uma alimentação forte e com densidade nutricional

A qualidade da alimentação japonesa é evidenciada pelos mercados a céu aberto, comuns no país. “Como eles comem comida de verdade no dia a dia, acabam encontrando muito mais densidade nutricional — o que significa que as refeições contam com alimentos com mais nutrientes por grama do que aquilo que os produtos industrializados”, resume. “Essa redução de farináceos e açúcares, aliada a uma alimentação forte, é um dos principais colaboradores para a boa forma, saúde e longevidade dos japoneses”.

5. Apostar nas texturas

Por fim, o especialista destaca o uso de diferentes texturas nas receitas. “Eles colocam ingredientes crocantes, por exemplo, em alimentos mais pastosos, e isso é mais interessante para o paladar do que o excesso de um único sabor — como acontece em algumas preparações no Ocidente, que pecam pelo excesso de açúcares e temperos industrializados.”

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias