RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

5 passos para se planejar financeiramente para o divórcio

É preciso organizar as contas para passar por esse momento que costuma ser doloroso sem brigar por dinheiro

Por Redação
14/06/2018 • 09h01
Compartilhar

Um divórcio já é uma das situações mais dolorosas que podemos enfrentar. Brigando por dinheiro, então, o momento se torna insuportável. Afinal, a separação já envolve uma mudança radical no dia a dia: a rotina, a criação dos filhos, a reformulação de tantos planos e sonhos. Quando a discussão se volta para o bolso do casal, os danos podem ser enormes.

A saída? Planejar-se financeiramente para o divórcio.

Nessa hora, você precisa se organizar e avaliar uma série de questões que podem fazer toda a diferença para o seu futuro e o dos seus filhos. Para ajudar, montei um pequeno guia. Confira:

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1) Organize as suas contas

Você precisa ver no detalhe todas as despesas da casa. Aluguel, condomínio, impostos, carro, escola das crianças, supermercado, plano de saúde… Listar e entender exatamente o custo de vida da sua família é essencial. Com este conhecimento, você vai poder avaliar como deverá ser a divisão de responsabilidades e iniciar a conversa sobre a pensão alimentícia.

2)  Conheça seus direitos sobre pensão alimentícia

Quem tem filhos tem o direito de contar com a pensão. Com a nova lei da pensão alimentícia (em vigor desde março de 2016), o limite do valor da pensão para quem tem renda fixa subiu para até 50% do holerite. Se você avalia que vai precisar de mais do que foi cedido pela justiça, existe a possibilidade de rever o valor. Para conseguir, reúna todos os documentos necessários que comprovem que a pensão estipulada pelo juiz não é suficiente. Da mesma maneira, o pai também pode recorrer à justiça para revisar a quantia caso fique desempregado ou em dificuldades financeiras. Para ajudar você, contrate um advogado.

3) Troque o nome de documentos, cartões e outros

Se você acrescentou o sobrenome do seu marido na hora do casamento e decidiu retirá-lo no divórcio, precisa trocar todos os documentos. Isso também vale para contas bancárias, cartões de crédito, apólices de seguro, e outros. Assim você evita complicações na justiça.

4) Faça a separação bancária, de investimentos e dívidas

Se vocês tinham uma conta conjunta, é hora de encerrá-la. Avalie os investimentos e dívidas do casal e veja como eles serão distribuídos. Isso serve desde a parcela do apartamento até para a fatura do cartão de crédito. Explique para seu gerente de banco que está passando por divórcio.

5) Construa o seu pé-de-meia

Agora que você está por conta própria, é fundamental ter um dinheiro guardado para emergências. O ideal é que você poupe 20% do seu salário, mas muitas vezes isso parece uma missão impossível. Por isso, comece aos poucos: guarde num mês 5%, depois suba para 10%, e assim por diante. Pense neste dinheiro como um seguro para você e seus filhos para imprevistos.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias