Rádios On-line
SAúDE

5 passos para ter uma vida mais saudável

Preguiça, falta de tempo, desmotivação... Siga as recomendações dos profissionais e descubra como driblar esses males

21 JUN 2016 - 10h:05Por Mdemulher

Organize-se

Dificilmente alguém sai hoje de qualquer consulta sem as recomendações de ter uma dieta equilibrada, praticar exercícios, dormir bem... Mas um levantamento da área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Editora Abril feito com pessoas interessadas em qualidade de vida aponta que 96% não conseguem aderir a pelo menos uma coisa que sabem ser saudável. “Um erro comum é tentar se enquadrar de uma hora para outra em uma rotina completamente diferente”, diz Antonio Herbert Lancha Jr., da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP). Dê um passo de cada vez. Exemplo? Parasair do sedentarismo, ajuste antes sua alimentação. Se não houver equilíbrio no prato, que deve conter proteína, carboidrato, vegetais e gordura boa, faltarão vitaminas e minerais – e, consequentemente, disposição para malhar.

Tenha objetivos

Se propostas radicais tendem a gerar frustração, a dica é ser prático. “Tenha objetivos claros e trace um plano de ação”, diz a nutricionista Luciana Lancha, de São Paulo. Busque o estímulo certo para agir. “Em vez de emagrecer para caber no vestido de festa, os resultados serão duradouros se pensar em ter energia para brincar com o filho”, sugere.

Respeite sua rotina

”Mudanças positivas acontecem se o profissional de saúde ajuda o indivíduo a entender e organizar a própria rotina”, observa a médica Maria do Patrocínio Tenório Nunes, do Hospital das Clínicas da USP. Você não se vê em uma academia? Use metade de sua hora de almoço para comer e os outros 30 minutos para caminhar nas redondezas do trabalho.

Valorize as conquistas

Ok se você só perdeu 1 quilo quando esperava se livrar de 3. Significa que as mudanças estão dando resultado, mas gradualmente. Então, comemore cada avanço e persista.

Pergunte mais

A maioria dos entrevistados na pesquisa declara achar muito importante contar com orientações especializadas sobre nutrição. No entanto, 39% admitem não entender totalmente as recomendações dadas por experts. Mau sinal. Afinal, se não compreender a importância de um exercício ou de uma dieta, o paciente pode não levar a consulta a sério. Portanto, tenha anotadas suas dúvidas e nunca saia do consultório com alguma questão sem resposta.

Deixe seu Comentário