RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

8 maneiras de acabar com a ansiedade sem medicação

De meditação a escolhas do guarda-roupa: encontre uma opção que vai ajudá-la a baixar os níveis de stress

Por Redação
05/05/2017 • 23h57
Compartilhar

A ansiedade pode ser definida como um medo sem causa e geralmente está relacionada aos altos níveis de stress, à qualidade de vida, ao sono ou aos relacionamentos interpessoais (ou um pouco disso tudo misturado). Para não deixar que ela atrapalhe sua vida, coloque as táticas abaixo em prática.

1. Praticar atividades físicas

Um estudo da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, analisou cerca de 3 mil pessoas e concluiu que as que se exercitavam regularmente apresentavam 20% menos sintomas de ansiedade, como preocupação excessiva e nervosismo.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2. Respirar fundo

Tirar um tempo para inspirar profundamente e expirar com calma, nem que seja por apenas 20 minutos no dia, ajuda a controlar os nervos. Isso porque, de acordo com o Instituto Americano do Estresse, a medida inunda o cérebro de oxigênio, o que estimula o sistema nervoso e relaxa o corpo.

3. Esquentar-se

Ainda mais agora que o inverno está se aproximando! Sensações quentes alteram a atividade cerebral envolvida na liberação de serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor. Vale tomar um banho quente, dar um mergulho numa piscina aquecida, colocar uma blusa de lã ou até mesmo assistir TV debaixo das cobertas.

4. Caminhar

De preferência em uma região arborizada, como um parque ou uma trilha. “Andar em meio à natureza aquieta a mente”, conta Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. É que o ambiente reduz a atividade em partes do cérebro que estão relacionadas à ansiedade.

5. Meditar

Uma pesquisa da Universidade John Hopkins, nos EUA, comprovou que 30 minutos de meditação ao dia é capaz de reduzir em até 38% os níveis de ansiedade e depressão. A disciplina que a medida exige afasta os efeitos de emoções negativas.

6. Beber um chá

Mais precisamente o de camomila, que tem efeito sedativo e compostos que imitam os efeitos de ansiolíticos (medicamentos que tratam a ansiedade).

7. Ouça música

Apreciar faixas relaxantes antes de uma situação estressante é capaz de acalmar seu sistema nervoso. A tática é mais eficaz que as tentativas de se manter calma em um ambiente silencioso e sem movimento. “A música nos ajuda a desligar um pouco dos problemas”, diz Zilli.

8. Durma mais

Afinal, a falta de sono está diretamente relacionada a níveis mais altos de ansiedade. Então vá para a cama mais cedo – quem sabe depois de meditar –, apague todas as luzes e deixe os problemas bem longe do travesseiro.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias