Rádios On-line
7917
ECONOMIA

9 atitudes que te levam a ter dívidas — e como se livrar delas

Denise Damiani, autora de Ganhar, Gastar, Investir — O Livro do Dinheiro para Mulheres (Sextante) a ensina a cuidar das finanças

17 MAI 2018 - 10h:48Por Redação

1.Não seguir a regra “Gaste menos do que ganha”

2.Não se planejar para fazer contas

3.Não saber quanto ganha

4.Não querer diminuir o padrão de vida

5.Não ter dinheiro guardado para emergências

6.Gastar pensando na promoção que virá

7.Fazer (sem pensar) compras parceladas no cartão de crédito

8.Pegar empréstimo sem saber dos juros

9.Ajudar mãe, tia, primo, amiga sem poder

Me endividei. E agora?

Uma das primeiras coisas que você pode pensar diante de uma dívida é fazer um empréstimo. Mas eu te digo: “Não pegue, não pegue, não pegue! Já falei que você não deveria pegar um empréstimo?” E quando falo assim alerto para qualquer tipo deles, mesmo que possa parecer atraente (sabe aquele cara que te para na rua oferecendo o melhor dos planos?). O problema de fazer um empréstimo é conseguir pagar sem ter uma vida financeira regrada. Fora que o valor final será muito maior do que o adquirido – as parcelas podem dar a sensação de que tudo é lindo. Para você ter uma dimensão do rombo que pode ser, veja os juros ao ano, em média, desse tipo de negociação: cartão de crédito tem juros de 400%; cheque especial, 300%; crédito pessoal, 200%; de lojas, 100%.

A solução existe

Primeiro, coloque tudo no papel e faça um plano de quanto pode pagar para quitar as dívidas. Tente negociar com seus credores e lute até que haja diminuição dos juros. Isso você deve fazer sem ter vergonha, pois está sendo honesta expondo seu problema, e as instituições gostam disso. Não corte a comunicação e muito menos brigue com quem te cobra. Pague sempre no dia certo e não deixe de cumprir o negociado.

CUIDADO COM O CARTÃO DE CRÉDITO

Dividir demais as contas também pode ser um caminho para o endividamento. Faça, no máximo, em quatro vezes, e sempre tendo anotada a soma de todas as parcelas do mês. Se perceber que não está conseguindo pagar o valor integral, é hora de rever seus gastos. E cancelar o cartão!

(mdemulher)

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300