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9 dicas para começar a se exercitar de acordo com o seu tempo

Uma das suas promessas para o ano novo foi começar a fazer exercícios?

20 JAN 2018 - 06h:00Por Redação

Deixe o sedentarismo de lado e comece a se movimentar aos poucos, terminando o ano com uma rotina mais saudável. Claro que, tudo no seu tempo!

Se você não tem NENHUM tempo mesmo:

1. Sabe quando sua bolsa está pesada por todas aquelas coisas que você sempre promete tirar e nunca faz? Se aproveite disso! Com a bolsa cheia, segure a alça com a palma da mão virada para cima e, com os cotovelos dobrados em 90° graus colados ao corpo, levante e abaixe os braços algumas vezes. Quando sentir o braço cansado, troque as mãos e repita o processo.  Assim, você treina um pouco os membros superiores e, de quebra, se sente orgulhosa de ter aproveitado todas as coisas extras que eram inúteis na sua bolsa.

Se você tem 2 minutos ou menos:

2. Programe um despertador para te lembrar de ficar de pé por alguns segundos. É claro que não dá para fazer isso o dia todo, mas não custa tentar, ainda mais se o seu trabalho exige horas sentada em frente ao computador. Coloque o despertador para tocar a cada uma hora e levante um pouquinho, nem que seja para ir encher o copo de água ou ir ao banheiro.

3. Dê alguns passos enquanto você espera algo – pode ser o ônibus, o metrô, a carona, o drink no bar… Se achar estranho demais, você também pode aproveitar melhor o tempo parada e levantar os calcanhares do chão algumas vezes . Comece levantando o corpo rápido, colocando os pés na meia ponta, pare e depois desça lentamente. Faça algumas repetições e trabalhe as panturrilhas sem perceber!

4. Trabalhe o abdômen a qualquer hora. Sempre que possível, imagine que você está tentando encostar o umbigo na coluna. Esse é um jeito sútil de trabalha os músculos sem notar o esforço.

Se você tem entre 5 e 10 minutos

5. Deixe de lado algumas conveniências diárias, como a vaga mais próxima da entrada ou o atalho que te leva pelo caminho mais curto quando está andando a pé. Algumas mudanças são mais incomodas porque exigem mais esforço, porém lembre-se: seu objetivo é se movimentar mais e isso é uma coisa boa.

Se você tem entre 15 e 20 minutos:

6. Durma bem. Sério. Levar um vida saudável também tem a ver com saber administrar bem seu tempo. Então, se você conseguir ir deitar cedo e dormir por mais tempo, provavelmente estará mais desposta e produtiva ao acordar. E é claro que isso pode dar uma energia extra para querer se movimentar mais ao longo dia.

7. Faça uma rotina de exercícios rápida. Use o tempo que você tem para fazer um treino intervalado que mescle exercícios intensos (como agachamentos e saltos geralmente feitos nas aulas de crossfit) e com modalidades aeróbicas mais leves (como caminhada ou trotes).

Se você tem 35 minutos:

8. Chame uma amiga para treinar com você. Parece óbvio, mas o senso comum diz que para fortalecer uma amizade é preciso manter os laços estreitos. E  as pesquisas dizem que praticar exercícios com as amigas faz com que as pessoas se sintam mais motivadas a treinar com mais intensidade por mais tempo. Então, que tal unir o útil ao agradável, e,  ao invés de encontrar as amigas só para tomar uns drinks, aproveitar para fazer alguma atividade que gostem ou nunca fizeram. Vale até caminhar no parque!

Se você tem 45 minutos:

9. Escolha uma aula legal na academia e se dedique a ela realmente! Quando você diz que não tem tempo para treinar, você provavelmente está dizendo que não tem tempo para ter um guarda roupa organizado em função da academia, ou para fazer lanches pré e pós treino, programar e zerar uma playlist só para isso… Mas você, certamente tem 45 minutos. Dê preferências para atividades que exijam horários fixos, pois isso ajuda a manter uma rotina com mais facilidade.

(mdemulher)

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