Rádios On-line
8347
Preve Objetivo
SAúDE

9 estratégias certeiras para treinar sua memória

Use e abuse destas dicas para deixar sua mente mais afiada!

6 JUN 2017 - 13h:47Por Redação

o seu sono, como anda? “Quem dorme mal perde duas vezes, pois deixa de organizar as memórias do dia anterior e baixa a performance cerebral para as atividades do dia seguinte”, explica o neurologista Leandro Teles, autor do livro Antes Que Eu Me Esqueça (Ed. Alaúde). Além de cuidar da alimentação, fazer exercício e dormir bem, o médico sugere outras dicas para você manter sua mente sempre com uma boa performance:

1. FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ

O modo multitarefa prejudica a atenção e o rendimento da memória. Quanto mais atividades realizadas ao mesmo tempo, maior a taxa de erros e falhas de fixação.

2. CONTROLE A ANSIEDADE

Esse estado emocional faz com que você foque o futuro e deixe de absorver as informações do presente. Aí, fica dispersa e com dificuldade de organizar e relembrar o que acabou de “aprender”.

3. DESACELERE

As vivências rápidas e superficiais são um prato cheio para o esquecimento. Uma boa memória depende da interação de um estímulo apropriado (intenso, relevante e repetido) com um cérebro capacitado (engajado e emocionalmente equilibrado).

4. DESLIGUE O PILOTO AUTOMÁTICO

É importante você interagir ativamente com a informação. Avise seu cérebro que aquilo precisa ser memorizado: crie links mentais para uma futura evocação, escreva, circule o que é relevante.

5. APRENDA UM NOVO IDIOMA

Ao estudar uma língua diferente ou aprender a tocar um instrumento, você obriga o cérebro a criar novas conexões para reter essas informações.

6. TENHA UM HOBBY

Pinte, cozinhe, fotografe. Trabalhar o lado criativo diminui em 73% o risco de a memória ficar menos ágil.

7. DESAFIE SEU CÉREBRO

Faça sudoku, palavras cruzadas, quebra-cabeças. Esses jogos funcionam como uma musculação para seu raciocínio.

8. REVISE

Tudo o que vê pela segunda vez, o cérebro considera relevante. O melhor momento para a primeira revisão é dentro das primeiras 24 horas do primeiro contato com a informação, quando ela ainda está acessível ao cérebro.

9. CABEÇA FIT
Ter uma #AtitudeBoaForma conta muito para a memória. Quem se exercita com frequência antes dos 40 anos preserva o volume cerebral intacto décadas depois: movimentar o corpo faz com que o coração bombeie mais sangue e oxigene melhor a cabeça. Andar já ajuda. Praticar 40 minutos por dia, três vezes por semana, aumenta em um ano, segundo estudo do Instituto Nacional de Envelhecimento, nos EUA, em 2% o hipocampo – aquela área que armazena as informações recentes, lembra?

 

(mdemulher)

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6651