RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

A nova geração da moda praia carioca

Os biquínis e maiôs ficaram mais confortáveis e minimalistas, mas não perderem o charme.

Por Redação
08/01/2018 • 08h37
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Ser inventivo em pequenos pedaços de tecido é uma tarefa que vem sendo executada com louvor há décadas por consagradas grifes brasileiras de moda praia. Os biquínis cortininha e de lacinhos viraram nossa marca registrada, e até hoje influenciam criações mundo afora. Num movimento de intercâmbio, no entanto, hoje jovens estilistas propõem outras opções nas areias, surgindo, assim, uma nova geração do beachwear nacional. Mais democrática, sustentável, confortável e com toques bastante esportivos — como tudo o que vem fazendo sucesso nas passarelas — ela é representada principalmente por meninas cariocas.

Faz sentido que seja no Rio de Janeiro, onde a cultura da praia é onipresente, que essa conversa tenha ficado mais forte. Dessa leva, a Haight talvez seja a mais conhecida com seus maiôs cavados e minimalistas, de tecidos grossos, e que também ganharam o asfalto. Na mesma vibe, a Aro Swimwear chama atenção por suas peças gráficas e, principalmente, por ter ampliado a diversidade de corpos em suas imagens. Algo que já vinha sendo feito lá fora, como explicou em novembro à ELLE a blogueira Gabi Gregg sobre sua parceria com a label Swimsuits for All. “Vi a comunidade plus size realmente frustrada com a falta de opções de roupas de banho. Foi quando decidi compartilhar fotos minhas de biquíni e a reação foi muito positiva. Como em outras categorias de moda, muitas pessoas assumiam que alguém acima de determinado tamanho deveria ter vergonha do seu corpo”, disse.

Outra bandeira que vem sendo levantada por essa marcas pequenas do Rio é a da sustentabilidade, e a Kora Swim se orgulha de sua produção artesanal feita na cidade além de reutilizar sobras de tecidos e evitar o desperdícios de matéria-prima. Os acabamentos manuais e a valorização de trabalhos como crochê, amarrações e aplicações são os diferencias da Pura Swim, que encanta as praias com suas estampas delicadas e ar levemente retrô.

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As meninas que são fãs de peças irreverentes e alegres não ficam de fora dessa nova geração da moda praia carioca e nesse quesito os designs da TM são hits certeiros. As cores do arco-íris se encontram em maiôs chamativos, com babados que, definitivamente, podem ir com você para qualquer lugar — tanto que a marca se prepara para investir no mercado internacional.

Ainda há muito a ser feito quando o assunto é modelagem e variedade em tamanhos grandes, mas o momento aponta para um futuro promissor, em que liberdade, ousadia e diversão estarão convivendo harmonicamente nas areias. Afinal, como o estilista Ronaldo Fraga apontou em seu último desfile no SPFW — e o primeiro de beachwear — a praia é um espaço democrático e já passou da hora de que todos que sempre estiveram nela também sejam contemplados na moda.

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(mdmulher)

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