Rádios On-line
SAúDE

Alerta: reclamar demais prejudica a saúde

Ai que saco! Se você é da turma que repete essa expressão, pelo menos uma vez por dia, nós avisamos: isso faz mal à sua saúde

6 ABR 2016 - 12h:17Por Mdemulher

Todas nós já reclamamos, pelo menos uma vez por semana, de alguma coisa, certo? Contudo, o hábito pode comprometer (e muito) a sua saúde. Apenas 30 minutos de negatividade por dia pode lesar o cérebro, danificar a memória e afetar suas funções cognitivas. Isso prejudica o funcionamento de neurônios do hipocampo e aumenta os níveis de cortisol (o hormônio do stress) na corrente sanguínea. Foi o que concluiu um estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Para reduzir os níveis de negatividade - que andam dominando o mundo, o pastor americano Will Bowen desenvolveu o desafio "No Complaints Challenge", uma medida interessante contra o hábito de reclamar. A ideia consiste em colocar uma pulseira com os dizeres: “abaixo a reclamação” no pulso e ficar com ela por 21 dias sem reclamar de nada (tempo necessário para se criar um novo hábito). A cada reclamação, a pulseira deve ser trocada de pulso e a contagem (dos 21 dias) deve começar novamente. 

Em 10 anos, o pastor distribuiu mais de 10 milhões de pulseiras para pessoas em 106 países diferentes. Mas, o próprio criador do método sabe que o desafio não é fácil. Ele revelou, inclusive, que demorou três meses e meio para conseguir completar os 21 dias – sem reclamar nenhuma vez. E você? Seria capaz de evitar qualquer tipo de situação estressante para vencer o desafio?

Deixe seu Comentário