RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 18 de abril

Anti-inflamatória e calmante: saiba como a camomila pode ajudar sua pele

Anti-inflamatória e calmante: saiba como a camomila pode ajudar sua pele

Por REDAÇÃO
17/10/2018 • 09h21
Compartilhar

Há séculos usada para tratar a saúde, a camomila tinha até nome especial na Grécia antiga: “mãe da terra”. Depois de muito aperfeiçoamento na extração do que há de melhor nela, hoje é seu óleo essencial que entra nas fórmulas dos produtos de beleza e de tratamento que usamos; ele é um ótimo auxiliar para os cuidados de condições como enxaqueca, cólicas menstruais e problemas digestivos.

Na pele, a camomila tem funções anti-inflamatória, calmante e muito mais. Conversamos com as dermatologistas Adriana Benito (da Clínica Senses) e Cinthia Wilhelm (da Cia. da Consulta) para entender melhor como essas florzinhas tão lindas e cheirosas conseguem ser incríveis para também fazer bem à nossa pele.

Propriedades anti-inflamatórias da camomila

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Peles com queimaduras de sol, dermatites e sensibilidades causadas por procedimentos estáticos ou mesmo por uma limpeza de pele um pouco mais agressiva se beneficiam com hidratantes à base de camomila, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

A lavagem da pele com sabonetes de camomila também ajuda muito nestes casos.

Camomila: calmante em todos os sentidos

Raras são as pessoas que nunca tomaram um chazinho de camomila para ficarem um pouco mais calmas. É verdade: a camomila é calmante tanto para a mente quanto para a pele.

Após a depilação, após o sol e quando a pele apresenta irritações de atrito, os cremes e loções de camomila são perfeitos para acalmar a pele, tirar a vermelhidão e devolver seu aspecto uniforme.

Um bom banho com água morna (no máximo a 37°C) e sabonete de camomila nessas situações também traz alívio imediato à pele.

Poder regenerativo para a pele 

A presença do alfa bisabolol na camomila a torna poderosa nos processos regenerativos da pele, amenizando rugas e linhas de expressão, recuperando áreas com queimaduras e prevenindo o envelhecimento precoce. Suas melhores aplicações, nestes casos, são em cremes.

Função antioxidante da camomila

O alfa bisabolol também confere à camomila uma função antioxidante que ajuda a minimizar manchas da pele e a uniformizar o tom da pele como um todo.

Em que produtos para a pele a camomila funciona melhor?

Principalmente devido à ação calmante, a camomila é muito bem-vinda em sabonetes de limpeza e hidratantes corporais. Ela também é um ativo interessante em procedimentos de consultório dermatológico, como peelings, lasers e microagulhamento, pois é anti-inflamatória e acelera a recuperação da pele.

Não se esqueça, de toda forma, de sempre consultar um/a médico/a dermatologista antes de escolher os produtos que usará na pele. As alergias à camomila são raríssimas, mas existem. Não corra riscos.

(m de mulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias