Rádios On-line
SÁUDE

Células de defesa

Cientistas britânicos descobriram uma forma de fazer o sistema imunológico voltar a identificar a doença

18 ABR 2016 - 10h:14Por Mdemulher

Por meio de proteínas presentes em sua membrana, as células cancerígenas conseguem desativar o sistema imunológico. Isso porque as células de defesa possuem receptores que funcionam como uma forma e botão "liga" e "desliga". 

A boa notícia é que estudos recentes feitos pela Universidade de Londres e pelo instituto Cancer Reaseach UK encontraram uma forma de reativar essas células e combater até os tipos mais fatais de câncer. 

O tratamento seria assim. Após ser feita a biópsia do tumor, as células de defesa que estiverem dentro dele serão identificadas. Essa posição indica que elas estavam tentando atacar o câncer antes de serem desligas. 

Depois disso, cientistas precisarão usar uma técnica de edição de genoma chamada TALEN para remover o "botão desligar". Essas células de defesa editadas, então, serão multiplicadas em laboratório para serem inseridas no corpo. Isso funcionará não apenas como uma forma de combater o câncer, mas também como uma prevenção para que ele nunca volte. 

Até agora, os testes foram feitos apenas em ratos. Porém, os tumores encolheram em 75 por cento e 80 por cento dos ratos doentes permaneceram vivos por 70 dias a mais do que os do grupo de controle.

Já existem no mercado remédios que identificam o receptor que desliga as células de defesa. No entanto, eles podem tanto ter efeitos colaterais debilitantes, quanto deixar o sistema imunológico esgotado, fazendo com que células saudáveis sejam atacadas. Com o novo tratamento, isso não acontecerá. 

Deixe seu Comentário