RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 23 de abril

Ciência alerta: beber chá muito quente pode ser ruim para a saúde

Temperatura da bebida pode prejudicar células do esôfago, sobretudo se você também consome álcool e tabaco

Por Redação
21/02/2018 • 07h31
Compartilhar

A forma como cada um prepara sua xícara de chá pode ser bem particular, mas uma coisa é certa: é preciso tomar cuidado com a temperatura da bebida. Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine, do American College of Physicians, aponta que tomar a infusão muito quente pode causar câncer no esôfago, principalmente em fumantes e pessoas que consomem álcool.

De acordo com a pesquisa, feita com mais de 456 mil participantes entre 30 e 79 anos, quem toma a infusão muito quente tem 5 vezes mais chances de desenvolver a doença no órgão. Para chegar a essa conclusão, os cientistas relacionaram as respostas dos voluntários a um questionário sobre seus hábitos ao tomar chá com a incidência de câncer no esôfago nos Estados Unidos, a partir de 2015.

Como citado anteriormente, a conclusão é que o dano é maior em pessoas que combinam a infusão ao uso de bebidas álcoolicas e tabaco. Não se enquadra nesse grupo? Ainda assim é aconselhado tomar cuidado com a temperatura da bebida para evitar lesões superficiais (como queimaduras) nos órgãos internos.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temperatura ideal para consumir chá

O esôfago é um tubo muscular que liga a garganta ao estômago. Ainda segundo o estudo, o chá quente – tomado a 65ºC, em média – pode prejudicar as células que revestem essa estrutura , causando o chamado carcinoma de células escamosas, um dos tipos de câncer no órgão. 

Embora a bebida deva ser preparada com água fervente, o melhor é esperar esfriar um pouco antes de dar o primeiro gole.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias