RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 18 de abril

Comer frutas diariamente protege o coração

Entre as principais vantagens, o consumo parece regular a pressão arterial e o nível de glicose no sangue

Por Mdemulher
13/04/2016 • 11h31
Compartilhar

O brasileiro está longe de conseguir cumprir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de consumir 400 gramas de frutas por dia. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, só 18% da população do país alcança o objetivo. Mas já passou da hora de mudarmos esse cenário, até porque um novo estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, ressalta que elas podem favorecer a saúde cardiovascular.

Os cientistas analisaram 512 891 adultos de regiões urbanas e rurais da China, com idades entre 30 e 79 anos. Os participantes foram acompanhados durante sete anos e também responderam a questionários sobre seus hábitos alimentares. Conclusão: as pessoas que comiam frutas frescas diariamente tinham menos risco de sofrer um ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, além de apresentarem taxas de pressão e de glicose na medida.

Os autores ainda não sabem direito se a menor probabilidade de desenvolver essas doenças está ligada a um efeito direto das frutas — ou se essa turma, além de ingeri-las com frequência, adotava outros comportamentos que contribuíram para o peito. Mas outras pesquisas já indicam que os vegetais em geral têm potencial para afastar males cardiovasculares. Levando o estudo inglês em consideração, projeções afirmam que seria possível evitar até 200 mil mortes na China causadas por problemas cardiovasculares com um aumento no consumo de frutas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias