RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

Como os exercícios ajudam a manter a memória

Experimento brasileiro confirma efeito do exercício de melhorar nossas habilidades cognitivas

Por Redação
13/11/2018 • 07h32
Compartilhar

Um estudo feito com 63 goianos com mais de 50 anos corrobora a história de que praticar atividade física dá um gás para a memória e outras funções cerebrais. O resultado veio à baila em uma pesquisa da Universidade Estadual de Goiás e do Centro Universitário UniEvangélica, ambos em Anápolis.

Divididos em grupos de praticantes e não praticantes, os voluntários responderam a um questionário, com o qual se levantaram dados como frequência de lapsos verbais e esquecimentos. Na comparação, as falhas foram mais constantes entre mulheres e homens sedentários.

“Exercícios físicos fazem com que as vias cognitivas fiquem mais eficientes. Até porque, antes mesmo de começar a atividade, a pessoa precisa pensar nas estratégias para realizá-la”, destaca o educador físico Henrique Lima Ribeiro, do UniEvangélica.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pesquisador ressalta, ainda, que, quanto mais cedo as pessoas aderem aos treinos, mais lentas se tornam as perdas neurológicas associadas à idade. “Nossos estudos prosseguem agora com o objetivo de avaliar quais atividades físicas são mais impactantes do ponto de vista dos ganhos cognitivos”, diz.

Como os exercícios impactam a memória, o aprendizado e o humor

1. Oxigenação da massa cinzenta: Sob esforço, aumentam o fluxo sanguíneo e os ritmos cardíaco e respiratório. Esse mecanismo turbina o transporte de oxigênio e glicose a todas as áreas do corpo. O cérebro também tira vantagem: com mais combustível, seu funcionamento melhora.

2. Renovação de neurônios: A atividade física eleva a disponibilidade do fator neurotrófico derivado do cérebro (conhecido pela sigla em inglês BNDF). Trata-se de uma proteína que estimula o desenvolvimento de novos neurônios, processo chamado de neurogênese. O BNDF atua no hipocampo, a área do cérebro relacionada à memória e ao raciocínio espacial e que tende a encolher com o avançar dos anos.

3. Liberação de neurotransmissores: Os treinos ampliam a produção desses mensageiros químicos, que levam instruções de uma célula a outra. Em níveis adequados, neurotransmissores como endorfina, serotonina e dopamina ativam circuitos neuronais ligados ao bem-estar, à atenção e à aprendizagem.

(mdmulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias