RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Como Van Gogh influenciou a última temporada de desfiles

Dos buquês da MoschIno às cores De Jacquemus, várias coleções da temporada fazem referência à obra a do pintor holandês

Por Redação
26/12/2017 • 10h06
Compartilhar

O lançamento de Com Amor, Van Gogh, filme de animação escrito e dirigido pela polonesa Dorota Kobiela e o britânico Hugh Welchman, coincide com uma temporada de moda em que a obra do pintor holandês aparece como uma referência explícita ou indireta em diversas coleções. O longa conta a história do artista por meio de frames pintados à mão usando a técnica de óleo sobre tela por uma equipe de 115 artistas, algo inédito na história dos filmes do gênero.

O norte-americano Jeremy Scott encheu a passarela da Moschino de excessos, com direito a modelos vestidas literalmente de buquês de fores. Se substituirmos a silhueta das moças por um vaso, a referência a Buquê de Flores em um Vaso, pintado por Van Gogh em 1890, fica clara. No desfile de Dries Van Noten, as estampas e os bordados forais em tons de amarelo remetiam à série Os Girassóis, enquanto a Creatures of the Wind poderia ter emprestado as cores e os desenhos de suas prints avermelhadas de A Vinha Encarnada (1888). O mesmo pode ser dito das calças da Balenciaga, assim como a mistura de padronagens apresentada pela Jil Stuart. Num momento mais sóbrio, mas não menos elegante ou feminino, há os tons azulados de telas como Ramos de Amendoeira (1890) e A Noite Estrelada (1889), que parecem ter influenciado as cartelas de cor dos vestidos da Chloé, em Paris, e da Coach, em Nova York. (MDEMULHER)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias