RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Coração saudável aos 20, cérebro tinindo aos 40

Novo estudo reforça que é difícil preservar a saúde de um desses órgãos sem cuidar do outro

Por Redação
26/07/2017 • 16h49
Compartilhar

Regular a pressão, controlar o colesterol, reduzir a taxa de açúcar no sangue, exercitar-se, adotar uma alimentação equilibrada, perder peso e parar de fumar. Essas medidas, batizadas de Life’s Simple 7 pela Associação Americana do Coração, são a base da saúde cardíaca. Eis que um trabalho da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, destaca que quem segue essas recomendações na juventude mantém o cérebro em pleno funcionamento mais de duas décadas depois.

“Pesquisas recentes mostram que pessoas que obtêm pontuação alta na avaliação do Life’s Simple 7 se saem melhor em provas de raciocínio”, diz Michael Bancks, autor do artigo, em comunicado. “Mas queríamos verificar se a manutenção de um coração saudável afetava estruturalmente o cérebro”, completa.

O levantamento analisou dados de 518 indivíduos — todos foram acompanhados por 30 anos. No início, os voluntários (por volta dos 20 anos de idade) fizeram exames que revelaram como ia o coração de cada um, além de responderem questionários sobre estilo de vida. Eles realizavam novos testes a cada dois anos e recebiam pontos que indicavam a adesão a cada um dos sete passos citados no começo desta reportagem.

Depois de 25 anos, esse pessoal se submeteu a uma ressonância magnética de última geração para avaliar o funcionamento dos neurônios. Aí ficou claro que os sujeitos com saúde cardíaca em dia no começo da investigação tinham uma massa cinzenta mais volumosa ao final dela. E um adendo: foi encontrada uma forte ligação entre o tabagismo e um cérebro menor.

“Os achados são empolgantes porque estimulam mudanças que qualquer um consegue fazer quando mais novo”, conta Bancks. “Isso pode significar que a saúde do coração tem um impacto no funcionamento da mente. Porém, mais estudos são necessários para confirmar essa teoria”, finaliza. (Informações Saúde)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias