RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

Crianças brasileiras estão fraquinhas e acima do peso

Pesquisa aponta que elas não têm força para fazer movimentos básicos.

Por Redação
15/03/2017 • 09h54
Compartilhar

O estilo de vida sedentário está enfraquecendo os pequenos. Não que eles devessem ter uma força excepcional como a do Popeye, o marinheiro do desenho animado. “Mas algumas crianças não têm vigor para fazer um movimento de empurrar”, alerta a educadora física Ana Beatriz Moreira, professora da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

Ela coordenou um estudo que avaliou a aptidão física de 200 meninos e meninas com idades entre 6 e 17 anos da região de Jacarepaguá. Segundo o levantamento, 75% dos jovens tinham menos força na flexão de braço do que o esperado. Além disso, 32% estavam acima do peso.

“Substituir o lazer ativo por tablets e computadores está afetando gravemente a saúde dos jovens. Ossos, articulações e músculos sofrem com isso”, adverte Ana Beatriz.

Para vencer a fraqueza

Não precisa partir para a musculação. “As brincadeiras ativas são capazes de instigar a força, já que utilizam o peso do próprio corpo”, ensina Ana Beatriz. E é função de pais e professores incentivar os jovens a sair do sofá, propondo atividades divertidas – assim, não tem trauma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias