RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 20 de abril

Decoração rústica é caracterizada por formas ?grosseiras?

Com esse ar de mato e preguiça, estilo conquista adeptos e admiradores por todo o mundo

Por Redação
16/04/2013 • 09h39
Compartilhar

Por definição, a palavra rústica está relacionada ao campo, ao ambiente rural e às formas grosseiras, feitas sem muito cuidado e detalhes. É assim, com esse ar de mato e preguiça, que a decoração rústica conquista adeptos e admiradores por todo o mundo.

Quando construímos uma casa ou a remodelamos, a decoração deve ser sempre pensada desde o início da obra. No caso das moradias tradicionais ou clássicas, não é só a arquitetura que importa. É fundamental complementá-la com móveis rústicos e outros acessórios capazes de criar o ambiente que se deseja. 

Uma casa rústica traduz conforto e prazer, o ideal para férias ou para desfrutar de momentos relaxantes. A nossa casa diz muito sobre nós e a decoração é reflexo da nossa personalidade, o que caracteriza nosso espaço.

A decoração rústica permite uma grande variedade de escolha em candeeiros e apliques para iluminação, proporcionando uma sensação agradável a quem se encontra no espaço iluminado. Os lustres podem assumir muitas formas, mas prefira sempre aquele feito a partir de materiais tradicionais, como o tecido, o ferro, a madeira ou a terracota.

Uma peça, para ser rústica, tem que ter textura, formas mais naturais e acabamento não muito delicado. Essa espécie de imperfeição pode ser cuidadosamente calculada. “É preciso remeter ao campo e à vida colonial, como, por exemplo, com mesas feitas com rodas de carro de boi, peneiras de palha, panelas de ferro e de pedra, cestos, gamelas e cuias, ou ter peso, ser quase o material natural, aparentemente pouco trabalhado como as mesas de tronco de árvore, cada dia mais populares”, segundo informa a designer de interiores Vivianne Pontes ao site bolsademulher.com.

De acordo com Viviane Pontes, para manter o espírito decorativo rústico, os quartos devem ser decorados com madeira ou eventualmente com ferro forjado. Os tecidos naturais também se enquadram muito bem neste tipo de decoração. Os cortinados das casas típicas não necessitam ser extravagantes, uma vez que devem ser feitos a partir de tecidos e varões simples, de modo a conseguir um efeito final elegante e contextualizado. Mantas, carpetes e o assoalho dos quartos são as marcas de casas rústicas. Poltronas e pousa-pés proporcionam ainda mais conforto.

A decoração rústica pode ser uma fonte de inspiração até para as construções mais modernas. Decorar uma casa rústica, além de divertido, ajuda-nos a nos aproximar ainda mais das nossas origens. Essas casas são ideais para quem procura espaços mais arejados ou o aconchego do inverno. As construções feitas em pedra e terracota têm esta particularidade.

Os próprios degraus podem ser decorados com tapeçarias ou forro de carpete, excelente para quem adora andar descalço pela casa. 

O melhor de uma casa rústica é mesmo o jardim, pois poucas são as habitações citadinas com um jardim em harmonia com a natureza. Utilize bancos de madeira, pendure um balanço numa árvore, faça bancos em pedra ou utilize troncos de árvores para criar bancos e cadeiras etc. Até as madeiras mais irregulares ganham vida depois de tratadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias