Rádios On-line
TECNOLOGIA

Descubra onde a sua operadora tem torres com sinal de celular

As cidades possuem zonas de sombras, onde o sinal é baixo por causa de fatores como obstáculos físicos

8 FEV 2021 - 08h:25Por Redação

Segundo dados de dezembro de 2020 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil possui mais de 234 milhões de linhas móveis. Apesar do número alto, que é maior, inclusive, que habitantes, o país ainda sofre com a infraestrutura de telefonia deficiente.

Os problemas relacionados ao setor são muitos e não à toa essas empresas acumulam reclamações. De acordo com o Reclame Aqui, três das dez empresas que mais receberam reclamações em janeiro de 2021 são operadoras de telefonia. Entre as principais queixas estão cobranças indevidas, problemas com a internet e falta de sinal.

A questão sobre o sinal, particularmente, possui regras específicas da Anatel. A agência reguladora determina que a cobertura do serviço de telefonia móvel deve ser de pelo menos 80% da área urbana das sedes dos municípios.Mesmo com as regras, a Anatel lembra que dentro de uma área de cobertura pode ser que os clientes não consigam efetuar ou receber chamadas. “Isso pode ocorrer se o usuário estiver em uma zona de sombra, que são áreas com baixo ou nenhum sinal devido à presença de obstáculos que afetam a comunicação entre o aparelho celular e a antena, como construções e montanhas”, destaca o órgão.

Como conferir se uma área possui torres de sinal?

Para contornar essa problemática, algumas ferramentas realizam consultas de locais que possuem e não possuem torres com sinal de telefonia móvel. A Anatel possui uma página compilando as principais operadoras do país e como realizar a consulta empresa por empresa.

Contudo, também é possível fazer essa checagem pelo próprio celular. O aplicativo gratuito Open Signal, desenvolvido pela empresa homônima de análise mobile, oferece uma consulta rápida e prática.

Para realizar a consulta é preciso baixar o app, que está disponível para smartphones Android e iOS nas respectivas lojas.

Depois de aceitar a autorização do aplicativo para acessar a sua localização é possível acessar o menu principal. Na opção mais à direita está o “Encontrar Sinal”. Ele aponta qual a torre da sua operadora que está mais próxima de você. Além disso, é possível acessar um mapa para conferir se determinada região possui ou não uma torre antes mesmo de você chegar até lá.

*Informações Tec Mundo

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13
  • Programas: