RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 24 de abril

Dicas de como se organizar para morar sozinho

O momento de sair da casa dos pais para morar sozinho chega para todos. Antes de iniciar a mudança, é preciso estar preparado financeiramente

Por Redação
05/06/2019 • 10h11
Compartilhar

O momento de sair da casa dos pais para morar sozinho chega para todos. Antes de iniciar a mudança, é preciso estar preparado financeiramente, dar prioridades para que consiga sobreviver e não passar apertos. Confira abaixo, informações apresentadas pelo Simplic que podem ser úteis para o seu planejamento.  

1 - QUITE DÍVIDAS

Se você já está com dívidas morando com seus pais, é melhor quitá-las antes de pensar em se mudar, afinal você terá muito mais contas para pagar, o que pode gerar uma bola de neve.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dica: encaixar seus gastos supérfluos em no máximo 30% da sua renda. 

2 - RESERVE

Aproveite enquanto ainda mora com os pais e que não tem muitas despesas para economizar dinheiro.

Dica: Somente saia de casa quando tiver uma reserva de emergência, que consiste em 6 meses do seu custo de vida guardado.

3 - ESCOLHA O LOCAL

Antes de fechar o contrato, lembre-se que regiões centrais têm mais gastos do que as periféricas. Entretanto, dão mais despesa com transporte.

Dica: Lembre-se que você não manterá o mesmo padrão de vida de quando morava com seus pais. Prédios com estacionamento, piscina e academia encarecem o condomínio.

4 - LISTE SEUS GASTOS FIXOS

Não tente fazer esses gastos de cabeça, faça uma planilha e anote tudo. Lembre-se que algumas regiões são mais caras de se morar do que outras.

Dica: Todos os custos fixos não podem ultrapassar 65% do seu salário, senão é melhor não se mudar

- Aluguel/Condomínio  

- Água

- Luz

- Gás

- Internet

5 - MOBÍLIE AOS POUCOS

Primeiramente pense em comprar apenas o essencial para sua casa. Por exemplo, é extremamente necessário uma geladeira, fogão, um colchão e um ventilador. Separe os móveis por primeiro, segundo e terceiro planos de acordo com a necessidade.

Dica: Evite despesas extras como TV à cabo e faxineira enquanto estiver se adaptando.

Produzido por: Simplic

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias