RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Diferentes maneiras de começar o seu dia com café

Conheça os variados métodos para preparar a bebida que garante o seu pique na rotina

Por Redação
26/07/2018 • 07h57
Compartilhar

Por sua conhecida propriedade estimulante, que provoca um maior nível de atenção e alerta e, portanto, favorece o desempenho físico, o café não pode faltar na mesa de quem pratica esportes. Alguns estudos recentes mostram, inclusive, efeitos da cafeína na melhora da tolerância ao exercício prolongado. Por esses motivos – e por ser uma bebida deliciosa! –, apresentamos algumas formas diferentes de preparar o seu café:

Cafeteira Chemex

Com o formato de uma ampulheta e a promessa de filtrar um café perfeito, tem design premiado e já foi até exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York. O filtro também é uma atração à parte. Ele vem no formato redondo e é dobrado duas vezes, ficando com uma parede tripla e outra simples.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dicas de preparo: essa é uma cafeteira para quem busca o máximo de pureza. No Brasil, custa mais de R$ 300 e cada filtro dificilmente sai por menos de R$ 1 (e o pacote tem 100 unidades!). Portanto, dê valor à Chemex e siga o conselho do barista Thiago Santos: “Invista em um café de qualidade, cem por cento arábica, e moa o grão na hora”.

 

Coador Hario v60

Desenvolvido por uma vidraçaria japonesa, o coador Hario v60 possui ranhuras em relevo na parte interna em forma de espiral, que formam canais para a circulação da água, de modo a manter o pó em contato com a água enquanto suas notas e aromas se desprendem. Esse método realça bem as características do grão e resulta em uma bebida com mais acidez ou dulçor, leve e fácil de beber.

Dicas de preparo: despeje um pouco de água no pó e espere por 30 segundos. Em seguida, finalize a extração, fazendo movimentos circulares de dentro para fora com a chaleira. Não é um método indicado para usar com pós de torra escura, pois tende a destacar o amargor.

 

French Press ou Prensa Francesa

Elegante, essa cafeteira tem um filtro de metal que dispensa coador de papel e pode ser usada para preparar café ou chá. O processo começa ao colocar o pó no fundo e adicionar água fervente em duas etapas, deixando o café em infusão por cerca de 4 minutos. No final, é só baixar o êmbolo e, assim, empurrar a parte sólida de volta para o fundo da cafeteira. O resultado é uma bebida encorpada e mais aromática.

Dicas de preparo: utilize, preferencialmente, grãos com torra média e moagem grossa, ou seja, em pedacinhos maiores. A medida na French Press é exatamente a mesma da indicada para os métodos de extração com filtro: 100 ml de água para cada 10 gramas de pó.

 

Aeropress

É uma mistura de French Press com espresso. Com um funcionamento parecido com o de uma seringa, porém com uma peça furadinha e um filtro próprio na ponta, a ideia é prensar o café misturado com a água contra o filtro. O resultado é uma bebida mais potente, com corpo, o que não ocorre quando é feita em filtro comum.

Dicas de preparo: a principal diferença entre o café espresso e a Aeropress é que, na máquina a pressão é da água, enquanto na Aeropress a pressão é do ar que fica retido – portanto a força que você faz influencia no resultado do café. Para acertar, escalde o filtro e o recipiente que vai receber o café. “Deixe por volta de 1 minuto em pré-infusão e depois faça a extração”, recomenda o barista Thiago Santos.

 

Coador de pano

O método mais tradicional de se extrair um café. Remete à infância de muitas pessoas ou à casa da avó. Os especialistas, no entanto, dizem que esse método não é adequado, pois o tecido retém óleos essenciais na filtragem. De qualquer forma, a gente sabe que, muitas vezes, quem manda é o coração, então vamos às sugestões…

Dicas de preparo: escalde sempre o pano e o recipiente que vai receber o café – e use água filtrada ou mineral. Adicione metade da água e deixe com uma pré-infusão de aproximadamente 20 segundos. Depois coloque o restante da água fazendo um movimento circular de dentro para fora: isso ajuda a extrair melhor os aromas e sabores do pó de café.

Moka italiana

A Moka foi inventada pelo italiano Alfonso Bialetti em 1933. O nome foi em homenagem à cidade Moca, no Iêmen, famosa pela qualidade do café. Para preparar a bebida nesse recipiente, basta adicionar água na parte inferior da cafeteira, até a altura da válvula, e o pó no filtro. Levar a cafeteira ao fogo e esperar que o calor provoque pressão, fazendo com que o líquido passe para o compartimento de cima. Esse método resulta em uma bebida mais encorpada e mais turva, por causa da temperatura da água e do filtro de metal.

Dicas de preparo: Caso queira uma extração mais rápida, pode adicionar a água já quente na parte inferior do método e levar ao fogo médio para baixo. A moagem para essa cafeteira deve ser entre média e grossa.

Da melhor qualidade

Não importa o método escolhido, na hora de preparar um bom café, é preciso respeitar e valorizar o ingrediente. Afinal, se ele não for de boa qualidade, pode colocar a perder o capricho dos acessórios escolhidos para extraí-lo. Na dúvida, procure na embalagem o selo de qualidade da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que há 45 anos avalia os cafés à venda no Brasil. A ABIC verifica todas as etapas de fabricação, garantindo as boas práticas desde a produção dos grãos até o fechamento das embalagens. 

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias