RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Fique de olho nestes 7 fatores que causam queda de cabelo

Em média, perdemos cerca de 80 fios de cabelo por dia e, se você perceber um aumento significativo nisso, é bom redobrar a atenção.

Por Redação
31/01/2018 • 07h20
Compartilhar

1. Desequilíbrio hormonal

Ele pode levar a uma grande quantidade de problemas relacionados à saúde. “Hormônios desempenham um papel importante na regulação do ciclo do crescimento do cabelo”, explica Anabel Kingsley, tricologista de Londres. “Os estrogênios, hormônios femininos, ajudam a manter os fios crescendo por um longo período de tempo. Já os androgênios, hormônios masculinos, prejudicam os fios e encurtam o seu ciclo de crescimento. Um excesso de deles (que pode ser causado, por exemplo, pela a síndrome do ovário poliquístico) pode causar perda de cabelo”, explica.

2. Stress

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é um mito que o excesso de stress faça realmente seu cabelo cair. Mas, como isso acontece? “Bem, o stress pode aumentar o nível de androgênios que, por sua vez, pode causar perda de cabelo. Ele também pode desencadear problemas no couro cabeludo, como a caspa, interromper hábitos alimentares e causar confusão no sistema digestivo – tudo levando a um impacto negativo no cabelo”, diz Anabel.

3. Anemia

“Uma das causas mais comuns de perda de cabelo em mulheres é uma deficiência de ferro. O ferro é essencial para a produção de proteína de células capilares”, explica o especialista. Sem isso, seus fios sofrerão.

4. Hipotireoidismo e hipertireoidismo

“A glândula tireoide ajuda a regular o metabolismo do corpo, controlando a produção de proteínas. Qualquer desequilíbrio  pode, portanto, afetar os folículos capilares”, explica Anabel. Além disso, se o hipotireoidismo não for tratado pode resultar em anemia, que (como dissemos acima) é outra condição que pode afetar o cabelo.

5. Deficiência de vitamina B12

“A deficiência geralmente causa perda de cabelo pois afeta a saúde dos glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para seus tecidos”. Esse tipo de problema é mais comum em veganos, pois essa vitamina só é obtida através de proteínas animais.

6. Perda de peso repentina

Uma queda acentuada de seu peso, seja intencional ou não intencional, pode afetar também os fios. “Enquanto nossos fios são incrivelmente importante para nós psicologicamente, fisiologicamente não é essencial. Isso significa que qualquer deficiência nutricional geralmente aparece em nossos cabelos”. Mais uma razão para tentarmos adotar um estilo de vida saudável e equilibrado.

7. Idade

Se você está ou está prestes a entrar na menopausa, mudanças no seu corpo também podem afetar seu cabelo. “A perda de cabelo se torna mais frequente durante e após a menopausa”, revela a Anabel. Dito isto, “é importante perceber que nossos cabelos envelhecem e, à medida que envelhecemos, o cabelo naturalmente fica mais fino. É uma parte totalmente normal do processo de envelhecimento”.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias