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MODA

Karl Lagerfeld assina sua primeira coleção para mulheres gordas

Levando em conta as últimas declarações do designer sobre o assunto, o que está por trás da empreitada?

17 MAI 2018 - 10h:47Por Redação

A moda recebeu uma notícia inesperada hoje: Karl Lagerfeld acaba de criar roupas com tamanhos mais diversos. É a primeira vez em sua carreira que o atual diretor criativo da Chanel se dedica a um grupo de mulheres ignorado pelo mundo da Alta Costura.

A novidade é parte de uma parceria com o serviço de styling pessoal online Stitch Fix. O lançamento também coincide com a expansão da marca parisiense, que foi lançada em 2016, para os EUA.

A parceria oferecerá inicialmente 15 peças para mulheres com estilo clássico — blazers de tweed, tricôs adornados com pérolas, saias mídi com estampa de flores — tudo com preço entre U$ 39 e U$ 148. Para maio e agosto estão previstas novas coleções, então prepare-se para mais novidades.

Em uma conversa com o Fashiolista, um representante do grupo afirmou: “A Karl Lagerfeld Paris está animada para oferecer aos clientes da Stitch Fix uma oportunidade exclusiva de entrar em nosso mundo. Nossa parceria dá a oportunidade para mais mulheres americanas fazerem parte da revolução da tecnologia e do estilo.”

Mas levando em conta a postura negativa com a qual Karl encarou as mulheres gordas durante as últimas décadas, é preciso se questionar: o que está por trás da empreitada? Vale notar que ele não apareceu para comentar a novidade, mantendo silêncio sobre um assunto que pede urgência na moda.

Karl ainda faz parte de um grupo fashion que insiste em não se reinventar. Em 2012 e 2013 criticou o corpo da cantora Adele, e mesmo tentando consertar suas falas, mantém a ideia da necessidade de uma beleza padronizada.

Não é à toa que o rei dos negócios escolheu a Stitch Fix para esse novo momento de criação. Quando o serviço foi lançado em 2017, já haviam 75 marcas em seu catálogo (hoje, o número dobrou). Já havia também uma lista de espera de 75.000 mulheres para serem atendidas lá. Mercado grande e certo para consumir — assim como previu Rihanna e outros designers com suas coleções abrangentes. Sabemos que a parceria será um sucesso, já que o mercado online também só cresce.

O serviço da Stich Fix realmente é interessante. Ao contrário de outras empresas que tentam fornecê-lo, como a Amazon Prime, sua diferença está no fato de que ele é formado por algoritmos inteligentes que mostram às consumidoras o que se relaciona com seu estilo. A marca de Karl está aproveitando as qualidades do serviço, o momento do mercado e o discurso de desconstrução atual, mas até então nunca defendeu uma moda mais abrangente.

Em uma entrevista elucidativa, Ashley Graham conta os segredos para mudar nosso fazer fashion de forma definitiva: não fazer esforços únicos e isolados, mas produzir constantemente para a mudança, e não apenas para se apropriar de um tema ou discurso.

(mdemulher)

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