RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 23 de abril

Louvre descobre desenhos atrás das telas de Da Vinci

A descoberta foi feita por acaso, quando os funcionários do Louvre tiraram "Virgem e Menino com Santa Ana" da parede

Por Redação
18/12/2008 • 15h20
Compartilhar

Um curador do museu do Louvre, em Paris, descobriu desenhos estranhos na parte de trás de um quadro de Leonardo da Vinci que parecem ter sido feitos pelo próprio mestre italiano, informou o museu nesta quinta-feira.

A descoberta foi feita por acaso, quando os funcionários do Louvre tiraram "Virgem e Menino com Santa Ana" da parede para um programa de estudo e restauração das pinturas de Da Vinci, incluindo a Mona Lisa.

"Quando o trabalho, que é feito em madeira, foi tirado da parede, um curador percebeu dois desenhos quase imperceptíveis na parte de trás. Eram a cabeça de um cavalo e metade de um crânio", informou o museu.

A descoberta foi tão surpreendente que um dos funcionários não acreditou, julgando tratar-se de manchas na madeira.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O quadro foi pintado no começo dos anos 1500 e, até agora, ninguém tinha notado os desenhos — pelo menos não que o Louvre saiba.

O museu fez testes para avaliar o desenho. Foram tiradas fotos da parte de trás do quadro com uma câmera de infravermelho, que revelou que não havia dois, mas três desenhos. O terceiro retrata Jesus quando criança, brincando com um cordeiro.

"Esta é uma descoberta excepcional porque os desenhos na parte de trás da tela são muito raros e não há nenhum exemplo conhecido de Leonardo", disse o Louvre.

O museu afirmou que os desenhos lembram alguns dos trabalhos mais conhecidos do mestre e sugeriu que possam ser um rascunho para a pintura feita na madeira.

"O estilo dos desenhos lembra o de Leonardo, mas estamos fazendo pesquisas para esclarecer a autoria".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias