RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 18 de abril

Luz na varanda: 5 dicas para acertar em cheio

Você já parou para pensar o quanto a iluminação muda sua varanda? Expert no assunto mostra como deixar o ambiente mais charmoso

Por Redação
23/04/2018 • 08h01
Compartilhar

A iluminação, ao contrário do que muita gente pensa, é de extrema importância na hora de montar a casa ou reformá-la. Quando o assunto é varanda, a atenção deve ser a mesma. Isso porque a luz tem o poder de deixar o ambiente mais agitado ou mais tranquilo, além de destacar alguma peça do décor que o morador queira valorizar ­(um quadro, uma cadeira…).

Nossa editora de Casa&Cozinha Beatriz Koch conversou ­– em uma live no nosso Facebook ­–  com uma expert no assunto: a Nicole Gomes Azevedo, que comanda a Labluz, tradicional empresa nesse segmento, deu dicas preciosas para acertar na iluminação da sua varanda, em especial. Mas nada impede que você aplique todas elas em outras áreas da casa.

ILUMINE A MARCENARIA

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma dica é iluminar bem as bancadas de trabalho: para isso, acrescente pontos de luz com foco. Outra dica é usar fitas de LED embaixo dos armários. “Embora o ideal seja planejar a iluminação junto com os demais pontos do projeto, dá para adicionar luz na marcenaria, por exemplo, depois que estiver pronta de um jeito prático”, fala Nicole. Marcenaria iluminada. Projeto da designer de interiores Liliana Zenaro.

 ACONCHEGO É O FOCO

A prova de que só com uma luminária de piso, o ambiente já ganha bossa. “Como o mobiliário é todo neutro, a arquiteta escolheu uma peça moderna  marsala, cor que está em alta no décor”, diz Nicole. A cúpula de tecido também agrega aconchego. Nicole dá a dica de como limpá-la para manter o visual sempre em dia. “Use espanador ou steamer, aquela passadeira à vapor. As escovas podem danificar o tecido”, alerta. Casa Cor. Projeto da arquiteta Barbara Jalles. Luminária de piso marsala da Labluz

APOSTE NA COR

Os pendentes estão em alta. Disponíveis em diferentes formatos e cores, eles podem ser usados sozinhos ou em grupo, de acordo com o ambiente. Sua função é direcionar um facho de luz para algum móvel ou canto que você queira destacar – mesas de jantar, de centro e laterais costumam ser os principais alvos desse tipo de luminária. Pensando em combinar várias peças em um mesmo ambiente? Então atente para a dica da expert: “Eleja um ponto de harmonia entre eles: todos com o mesmo formato em diferentes cores; ou a mesma cor (ou tons complementares, como os neutros) para todas em diferentes formatos.” Pendentes coloridos. Projeto das arquitetas Ana Cecilia e Flavia Lauzana

VERDE ACESO

Um vaso com arranjo de flores ou plantas deve ser valorizado onde estiver. Assim como os jardins verticais ou hortas cultivadas na varanda. “Aposte em pontos de luz amarela voltados para esses cantos. A luz verde, ao contrário, pode distorcer a cor da flor ou da planta e, assim, ofuscá-la”, alerta Nicole, da Labluz. Outra dica importante é em relação ao tipo de lâmpada, que deve ser de LED. Ainda é mais acessível do que as demais. “A convencional pode queimar a planta”, ressalta a expert. Hortas, jardins verticais ou vasos. O verde também merece iluminação adequada.

SEM QUEBRA-QUEBRA

A solução prática (e supermoderna) para quem não quer enfrentar obra. “Basta pregar os pins deslocadores (pontinhos pretos) na parede, criando o desenho que desejar, e ligar na tomada”, fala Nicole. Ou seja, essa peça dispensa um ponto de luz no teto, por exemplo. Outra tendência nos projetos atuais  é o uso da lâmpada de filamento. “O caminho da luz, de carbono, fica aparente, dando um ar despojado à peça. Além de iluminar, ainda decora”, diz ela. Este pendente não exige ponto de luz no teto – ele liga na tomada.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias