RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

Madeira transparente é mais resistente e isolante que o vidro

O processo concebido por Xia envolve duas etapas

Por Redação
08/02/2021 • 08h29
Compartilhar

Considerado hoje uma autoridade na tecnologia da madeira, o professor Liangbing Hu, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, anunciou em um estudo publicado recentemente na revista Science Advances um novo método para produzir madeira opticamente transparente, modificando a estrutura de lignina presente no material.

Além de trabalhar para melhorar a transparência da madeira, os cientistas conseguiram fazer o material mais leve e transformá-lo num isolante térmico superior quando comparado às janelas de vidro tradicionais. A madeira produzida pela nova tecnologia é considerada um material de gerenciamento leve e estrutural, promissor em aplicações de eficiência energética.

Como deixar a madeira transparente?

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento, a técnica padrão para produzir madeira transparente envolvia a imersão do material em um tanque de clorito de sódio para remover a lignina, um componente estrutural da madeira. Mas o processo, além de utilizar muitos produtos químicos, também resulta em resíduos de difícil reciclagem, e um produto final com pouca resistência mecânica.A equipe decidiu então não mais remover totalmente a lignina através do composto químico usado em alvejantes, mas sim modificá-la, mantendo sua resistência. A novidade, que resultou em uma transparência maior, foi obtida após o pesquisador Qinqin Xia descobrir que, para tornar a madeira transparente, bastava remover a parte das moléculas da lignina que lhe dão cor.

O novo processo e seus resultados

O processo concebido por Xia envolve duas etapas: primeiramente ele escovou a superfície da madeira com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a deixou sob luz ultravioleta para simular a luz solar natural.  Depois limpou a madeira com etanol (álcool combustível) para remover qualquer tipo de sujeira remanescente.

A segunda parte, semelhante ao que ocorre no processo padrão, foi preencher os poros da madeira com epóxi transparente. A madeira obtida desse novo processo revelou-se 50 vezes mais resistente do que a madeira com remoção completa de lignina, além de permitir a passagem de mais de 90% da luz solar.

*Informações Tec Mundo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias