Rádios On-line
8504
Prefeitura PROREME 10 a 3011

Marco comemora seu 17º aniversário na Capital

Unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Museu de Arte Contemporânea foi criado através do Decreto nº 6266

16 DEZ 2008 - 09h:21Por Redação

O Museu de Arte Contemporânea (Marco) realizará nesta quarta-feira (17), a partir das 19 horas, uma comemoração do seu 17º aniversário com a apresentação do músico Rafael Salgado, professor do curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A entrada é franca.

Unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Museu de Arte Contemporânea foi criado através do Decreto nº 6266, em 17 de Dezembro de 1991. A primeira sede localizou-se na Avenida Calógeras, nº 2499, esquina com a Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, em edifício adaptado para a finalidade museológica, permanecendo neste endereço até 1999, quando foi instalado provisoriamente, na Rua Barão do Rio Branco, nº1980.

A sede definitiva, localizada no Parque das Nações Indígenas, imponente na arquitetura, projetada pelo arquiteto Emmanuel de Oliveira, foi concluída em julho de 2002, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Desde então, as artes sul-mato-grossenses tomaram um novo impulso, dada a possibilidade de um diálogo maior com as artes de outras regiões e a oportunidade de divulgação da produção artística local, respeitando e valorizando a diversidade de linguagens e temas aqui abordados, contribuindo significativamente para a consolidação da arte e da cultura desse estado. Hoje, através de suas atividades, o Marco cumpre fundamental papel educativo, democratizando o acesso à arte e aos bens culturais, posicionando-se como importante centro de formação e fomento cultural.

Rafael Salgado

Bacharel em violão e licenciado em música pala Faculdade de Ciencias da FITO teve como professores Marcelo Fernandes e Edelton Gloeden. Participou de diversos festivais de música pelo Brasil tais como: II e III Festival de música de Ourinhos (SP), no qual teve aulas com o professor Henrique Pinto, I Festival Internacional de Violão em Osasco (FIVO), onde assistiu a master class de importantes violonistas como Abel Carlevaro (Uruguai), Paul Galbraith (Escócia) e Pedro Jesus (Espanha), Festival de Música de Guaratinguetá (SP),    I Festival de Violão de Votorantim, entre outros. Realizou master class com renomados violonistas como Paulo Porto Alegre, Luciano Moraes e Roger Èon (França).

Como concertista apresenta-se regularmente nas salas de concerto e teatros de Campo Grande e outras cidades do Estado. Participou como solista convidado duas vezes na cidade de Antofagasta – Chile em 2006 e 2007. Atuou como professor substituto na UFMS entre 2005 e 2007. Foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande entre 2007 e 2008  e atualmente é técnico em Música na UFMS.

Rafael Salgado vai apresentar as músicas Estudo nº5 op.45 (F. Sor), Homenagem a Debussy (M. de Falla), Madroños (F. M. Torroba), Ráfagas (J. Turina), Se Ela Perguntar (Dilermando Reis), Mazurka-Choro (H. Villa Lobos) e Prelúdio nº1.
 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864