RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

NASA desiste de tentar escavar solo de Marte com sonda

O dispositivo tinha como objetivo adentrar cerca de 3 metros na superfície do planeta vermelho

Por Redação
15/01/2021 • 09h49
Compartilhar

Nesta quinta-feira (14), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou oficialmente que a sonda InSight e seu módulo de escavadeira são incapazes de penetrar o solo de Marte. O dispositivo tinha como objetivo adentrar cerca de 3 metros na superfície do planeta vermelho para obter dados sobre sua temperatura, contudo não obteve sucesso nas repetidas tentativas desde fevereiro de 2019.

No comunicado, a agência explica que a sonda chamada de "Pacote de Fluxo de Calor e Propriedades Físicas" (HP3, na sigla em inglês) teve êxito em penetrar cerca de 40 cm na superfície marciana após se deparar com inesperadas camadas de solo rochoso e arenoso, desconhecidas até então. O fato surpreendeu os cientistas responsáveis que, apesar do ocorrido, entendem o episódio como uma oportunidade de aprendizado.

"Demos tudo o que temos, mas Marte e nossa heroica escavadeira continuam incompatíveis", afirmou Tilman Spohn, principal responsável pelo equipamento.  "Felizmente, aprendemos muitas coisas que beneficiarão as futuras missões de escavação em seu subsolo", ele concluiu.Entretanto, a missão da InSight não acaba por aí, pois ela tem outros equipamentos importantes para o estudo de Marte, como um sismômetro, instrumentos meteorológicos e de ondas de rádio. Essas ferramentas buscam compreender melhor o funcionamento e a composição do planeta e garantem a permanência da sonda por mais tempo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias