RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

O câncer se esconde por trás de doenças mentais

Detectar tumores no início é uma prática menos comum em pacientes psiquiátricos

Por Redação
03/04/2020 • 15h00
Compartilhar

Já se sabia que portadores de esquizofrenia, TDAH e afins apresentam maior risco de morrer de câncer. Pois uma revisão de estudos da Universidade de Pádua, na Itália, traz um motivo para isso: há menor adesão a exames nessa turma.

Com base nos hábitos de 4 717 839 pessoas, os cientistas descobriram que mulheres com algum transtorno mental são 35% menos propensas a realizar mamografias, enquanto os homens teriam uma chance 22% menor de submeter a própria próstata a check-ups.

“O problema psiquiátrico pode dominar o cotidiano e tirar o foco de outras condições de saúde”, interpreta o oncologista Ricardo Marques, da Rede D’Or, em São Paulo. Fora que, às vezes, esses indivíduos não se dão bem com as máquinas que fazem o rastreamento de tumores e não entendem a necessidade de estarem ali.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atenção ao bem-estar mental após um tumor

Ficar triste ou abalado com o diagnóstico dessa doença é normal até certo ponto. Por outro lado, o bem-estar dessas pessoas também deve ser abordado para minimizar a probabilidade de depressão e ansiedade. “Não é uma questão de distribuir antidepressivos, mas de verificar se as emoções são adequadas a esse momento”, esclarece o médico Ricardo Marques.

Por Theo Ruprecht.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias