Rádios On-line

O estilo sofisticado de uma decoração em preto e branco

Explore a clássica combinação entre preto e branco e deixe sua casa mais elegante e charmosa

23 ABR 2013 - 09h:55Por Redação

Não há motivos para temer o uso da cor preta, que ao longo da história passou a representar o luto, enquanto o branco tornou-se a cor das noivas ocidentais.

Coube à estilista francesa Coco Chanel decretar o fim desse divórcio. Em 1926, ela criou um vestido negro com camélias fixadas na lapela.

Apesar de ser um símbolo de elegância e bom gosto, a cor preta percorreu um longo caminho até sair do guarda-roupa e fazer parte também da decoração da casa.

Esqueça o clima sombrio ou o ar pesado, pois, quando bem aplicada, a cor preta pode dar novo acabamento ao ambiente decorado. A solução está no preenchimento parcial de algumas paredes do recinto ou na inclusão de peças maiores, como mesas e estruturas metálicas da mesma cor. O contraste com a coloração branca garante ao ambiente um ar minimalista e arrojado, permitindo que maiores detalhes e objetos antes ocultos no mesmo espaço sejam notados. O uso racional de outros tons mais fortes, como amarelo e vermelho, podem imprimir um toque moderno e jovial, evitando a expansão de um ambiente excessivamente básico.

O preto é considerado uma cor neutra, elegante e cheia de estilo, o que remete à sofisticação, luxo, mistério e fantasia. 

Muita gente acha que a cor preta tem o efeito de diminuir o ambiente, mas na verdade o efeito é totalmente o oposto disso, pois o preto oferece profundidade visual e cria a impressão de que o ambiente é maior. É uma cor muito fácil de combinar e estabelecer contrastes.

Outra vantagem da cor está no resultado da mistura com elementos metálicos e de tons cinza. Isso proporciona uma aparência futurista, moderna e despojada.

Quando combinado com branco nunca falha. Essa combinação é clássica e nunca sai de moda. Quando o ambiente começar a ficar monótono, é só adicionar alguns detalhes com cores vibrantes e pronto: o ambiente já está transformado!

Para quem tem medo de arriscar, o aconselhado por arquitetos e designers de interiores é que, antes de pintar todas as paredes de preto, aposte-se em sofás nessa cor, seja em tecido ou de couro, sempre elegantes e versáteis. Além disso, uma ótima pedida é usar mesas laterais, de centro, estantes, tapetes e outros objetos de decoração nesse tom.

Se a ideia é investir no preto, é preciso ter cuidado para não carregar o ambiente. Use a cor em espaços amplos ou apenas nos detalhes dos cômodos pequenos. Em ambientes pequenos é aconselhável que as paredes sejam brancas, o que irá garantir um efeito de espaços mais amplos. Nesses casos, o branco é usado como base da decoração e o preto aparecerá nos móveis e detalhes, como almofadas, estantes, sofás e demais objetos de decoração. Se for colorir o espaço, pinte uma única parede do cômodo de preto ou desenhe pequenos blocos ou múltiplas riscas. Os mais criativos podem apostar ainda na tinta ardósia, que imita quadro-negro, onde é possível escrever com giz.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13