RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

O que meu colega de trabalho tem que eu não tenho

Ele brilha nas reuniões e ocupa os lugares de destaque. Em vez de falar mal do colega ou entregar os pontos, que tal mudar sua atitude e brilhar também?

Por Redação
25/11/2017 • 06h00
Compartilhar

Chegou o dia da reunião de avaliação da equipe. Seus chefes vão analisar o que deu certo no último semestre. Você sabe que vai ter aquele colega que dirá só as coisas certas e que conquistará todo mundo. Enquanto isso, você, que fez tudo direito, não consegue causar o mesmo impacto. Essa cena te parece familiar? Vivenciar situações que nos causam insegurança e desconforto no trabalho não é algo incomum, afinal ninguém é bom em tudo. O que faz a diferença no nosso desenvolvimento é a forma como lidamos com episódios como esse. É bem possível que as pessoas que a cercam dominem habilidades que não fazem parte dos seus pontos fortes. Mas, em vez de torcer o nariz, emburrar, falar mal ou simplesmente abrir mão de tudo, faça a virada. Como? Observando as qualidades do outro. “Toda necessidade gera mudança. Quem não passa por isso não consegue se estabelecer e está fadada ao sofrimento”, diz a psicóloga e consultora de recursos humanos Sirlene Ferreira, de São Paulo. Pegue uma caneta: você vai aprender com especialistas — e com seus colegas também.

Quando ele… se mostra indispensável e nunca entra nos cortes.

O que você pode aprender: reflita se você tem a capacidade de se adaptar a mudanças com facilidade. Se é resistente, esse pode ser o primeiro aspecto no qual prestar atenção. “Quem não sabe administrar conflitos não avança. Se você não se mostra flexível, não tem negociação”, diz Sirlene. Além disso, tenha um olhar voltado para o futuro. Se só pensa no aqui e agora, não conseguirá projetar que tipo de profissional será valorizado daqui a cinco anos. “Pessoas que não são demitidas se antecipam, enxergam oportunidades

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando ele… sempre se destaca em reuniões.

O que você pode aprender: responda honestamente: a) você se prepara para as reuniões; b) descobre que tem o compromisso só quando o Outlook apita que faltam 15 minutos; c) até sabe, mas nunca entende se tem que preparar algo. Se a sua resposta foi “a”, parabéns, amiga! Siga o barco. Se escolheu as alternativas “b” ou “c”, atenção: você está encarando um compromisso de trabalho como se ele fosse uma bobeira, o que não é. “Estude o que será tratado. Assim, entende seu papel, o motivo pelo qual foi convocada fica claro e você consegue se preparar para possíveis contribuições e ponderações”, diz Joseane. É claro que não dá para saber tudo o que vai acontecer, mas o básico sim. “Quem se destaca tem um plano B”, diz Sirlene. Conhecer o assunto e ter possíveis estratégias para resolver problemas é o conjunto ideal para sobressair.

QUANDO ELE… está bombando como freelancer.

O que você pode aprender: São tempos difíceis, a gente sabe. Logo, se não tem carteira assinada, quanto mais trabalho aparecer — e for capaz de abraçar —, melhor. Mas conseguir com que seja bastante requisitada requer um rebolado especial na hora de fazer contratos e dominar prazos. “Se em uma empresa você precisa entregar X e Y, quando se é frila é necessário melhorar esse desempenho. Precisa surpreender”, diz a consultora Angélica. Assim, tem mais chances de que o cliente a procure novamente. Para desenvolver sua network, comece espalhando entre familiares e amigos que está em uma nova fase e que busca indicações. Procure antigos colegas e chefes, se colocando à disposição. É assim que o mundo gira: um apoiando o outro. A gente nunca sabe onde estará no dia de amanhã, por isso cultive os relacionamentos da melhor forma possível. Aqui, não vale agir apenas como uma parasita — pedindo, pedindo, sem dar nada em troca. É preciso ter um equilíbrio. O que você tem a oferecer? Mande sugestões, envie coisas legais que viu e que renderiam um projeto, por exemplo.

Quando ele.. sempre está em posições de destaque.

O que você pode aprender: Não importa se é para uma promoção, guiar um projeto, ser o orador da apresentação da empresa no fim do ano ou para comandar um grupo de conversas. Ele é sempre lembrado e colocado em locais de destaque. Enquanto você… nada. Antes de julgar e dizer que seu par só consegue tudo isso porque é puxa-saco, saiba que são aqueles que contribuem de forma criativa com a empresa que conquistam esses espaços. “Quem está nesse lugar tem um olhar diferente, inovador e é um pouco fora da caixa”, diz Angélica. Contribuir com palpites pertinentes pode ser um bom caminho para chegar a essa posição. Dá para desenvolver essa habilidade com a ajuda de um coach e até mesmo terapia. Aos poucos, você ganha confiança e se solta mais.

Quando ele… consegue trabalhar com pessoas difíceis.

O que você pode aprender: Todo mundo tem aquele colega com o qual não se entrosa. O segredo para se dar bem com a galera do escritório é saber separar o pessoal do profissional. “É preciso entender que o vínculo que se tem com essas pessoas é de trabalho, e o que interessa é continuar fazendo seu melhor, entregando resultados, indiferentemente do outro”, diz Sirlene. Sem sofrer de graça! Mais vale esclarecer do que ficar remoendo a mágoa. “Foque mais em resolver do que em potencializar”, explica Joseane.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias