RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Óleo de rícino: benefícios e como usar

O óleo tem propriedades diferentes do de coco e está conquistando quem quer crescimento do cabelo e hidratação da pele.

Por Redação
20/03/2018 • 07h45
Compartilhar

O universo da beleza mergulhou no mundo dos óleos. Se antes essa textura era temida pelo medo de que ela provocasse espinhas e cravos, hoje em dia já entendemos que os óleos podem nutrir profundamente a pele e os cabelos — como o óleo de coco, que virou queridinho por seu poder hidratante.

Para nossa sorte as possibilidades e variedades continuam aumentando. Quem está sob os holofotes agora é o óleo de rícino, extraído da mamona. “Ele é rico em ácido ricinoleico, ácido linoleico, o que faz dele muito rico em ácidos graxos responsáveis por uma das principais propriedades dele, que é a hidratação”, conta o Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista e tricologista.

Amanda Schön, maquiadora oficial da Chanel no Brasil e expert no mundo da beauté, conta os motivos de ser fã do óleo: “ele tem ácidos graxos, vitamina E e sais minerais, o que garante um alto poder de limpeza e adstringência”, explica. Fora do Brasil ele é conhecido como Castor Oil, e está na composição de muitos produtos de beleza. Agora que você sabe mais sobre ele, confira abaixo as formas de usá-lo:

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na pele

O óleo de rícino pode tanto ser usado no rosto e no corpo diariamente quanto para tratar uma questão específica. “Um exemplo é um episódio de acne, que pode tanto ser cuidado quanto prevenido com ele, além da pele ressecada que fica com a aparência de fadiga”, explica Amanda. Ele também é indicado para melhorar a aparências de estrias e para tratar a vermelhidão do pós-sol.

E qual é a diferença dele para o óleo de coco? A comedogenicidade. “Existe uma tabela que fala sobre a capacidade dos óleos de gerar comedões, e as texturas mais grossas podem entupir os poros. O óleo de coco tem índice número 4, que é bem alto. Apesar disso ele é bactericida, então ele não é tão problemático, mas quem usa todos os dias tem que ficar de olho. O óleo de rícino tem comedogenicidade nível 1, ótimo para quem tem pele oleosa ou sinas de acne.”

Ele não tem vitamina C em sua composição, então quem procura claramento da pele não vai encontrar essa propriedade no óleo. Mas a vitamina E garante que ele aja de maneira global no rosto. “Assim como outros óleos, ele cria uma película e faz com que a pele não perca água, então ela se mantém hidratada.” A  sensação incrível de pele descansada, sabe?

É possível encontrá-lo na farmácia em sua versão pura (sem derivados), a mais indicada, já que isso garante a ação total de suas propriedades. Amanda dá a dica final: “ele pode ser usado também nas sobrancelhas e nos cílios (com muito cuidado, é claro), com escovinhas descartáveis de máscaras de cílios ou cotonete. Estimula o crescimento dos pelos e deixa os fios mais fortes e grossos.”

Nos cabelos

Quem precisa tratar a caspa encontra no óleo de rícino um grande aliado: “se aplicado no couro cabeludo, ele tem poder de controle da oleosidade e da caspa”, explica Alberto. Nos fios, a diferença entre ele e o óleo de coco se intensificam:  “enquanto o coco é mais hidratante, o óleo de rícino age mais no crescimento saudável do cabelo. Se fosse para escolher, eu usaria o primeiro ao longo dos fios e o segundo no couro, por que ele tem uma propriedade muito grande de melhorar e fortalecer o crescimento capilar.”

Para saber o modo prático de uso, primeiro escolha qual característica do óleo você precisa. Para fortalecimento e crescimento, aplique no couro massageando diretamente na região, com os fios secos, e depois lave e condicione como de costume.

Apesar de poder ser usado direto na raíz depois de lavar e secar normalmente,isso pode deixar os fios com excesso de óleo. “Eu não gosto de lavar o cabelo, aplicar o óleo e não enxaguar, por conta do aspecto pesado que os fios podem adquirir. Minha indicação é usar com enxágue depois. Se quiser usá-lo para hidratar a fibra, misturar o óleo no xampu, no condicionador ou em uma máscara é uma boa ideia”, explica Alberto.

Quem tem tintura, descoloração ou está gestante pode usar o produto. “Ele é um óleo natural, sem contra-indicação. A ressalva fica somente para pessoas que possuem algum tipo de alergia conhecida a essa substância”, finaliza Alberto. Mais um aliado da beauté para a lista, que pode substituir muitos outros.
 

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias