RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 16 de abril

Os exames que você precisa fazer aos 30 anos

Todo mundo sabe que tem que cuidar da saúde, mas como saber se você está fazendo do jeito certo?

Por O Fuxico
11/04/2016 • 14h29
Compartilhar

Especialistas revelam  os exames que costumam prescrever para os check-ups de rotina de mulheres na faixa dos 30 anos.

Você deve continuar fazer

Aferição da pressão arterial
Sorologias para DSTs
Autoexame das mamas
Exame físico
 

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E passa a fazer...

Papanicolau: Continua a ser recomendado anualmente. É comum que se peça nessa faixa etária também uma colposcopia e/ou captura híbrida para complementar o papa.
 

Exames de sangue: Em geral, anuais. Muitos médicos recomendam também os exames de sangue TSH e T4 livre, que checam a tireoide. É possível também fazer uma ecografia.
Ecografia transvaginal: Serve para diagnosticar mioma e endometriose, mais frequentes aos 30. É comum que ginecologistas a indique a cada dois anos.


São novidades

Ecografia mamária e de abdômen: Para checar lesões, nódulos ou cistos nas mamas. 

Cuidados com a fertilidade: “Muitas vezes, chegam pacientes de 39, 40 anos que não tiveram filhos ainda e não foram informadas sobre a queda da fertilidade a partir dos 30”, diz a especialista em reprodução assistida Luciana Potiguara, de Brasília. O exame para checar a fertilidade é a avaliação de reserva folicular, um ultrassom feito durante a menstruação.

Cuidados específicos

Quem tem histórico familiar de câncer de mama ou ovário tem que fazer o check-up a partir dos 30. “Antecipamos os exames em dez anos — se a mãe teve câncer aos 45, então a paciente tem que fazer mamografia aos 35”, diz Alessandra. Além dela, outros exames usados para prevenir e diagnosticar câncer são ultrassom transvaginal, ressonância magnética e testes genéticos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias