RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 23 de abril

Pele macia: três ideias de esfoliantes biodegradáveis para fazer em casa

As misturinhas servem para deixar corpo e rosto macios e livres de células mortas

Por redação
18/01/2019 • 07h57
Compartilhar

A esfoliação é um dos rituais que complementam os cuidados básicos de belezaporque, de tempos em tempos, o corpo passa por uma renovação celular e precisamos eliminar as células mortas que resultam desse processo.

Renovados, corpo e rosto absorvem melhor os ativos presentes na fórmula dos cosméticos – já quem não é fã da esfoliação, pode ganhar uma pele com aspecto craquelado, sem viço e opaco.

Fuja, porém, dos esfoliantes convencionais com microesferas de plástico (em minha última coluna, mencionei a importância de mantermos uma rotina de beleza sem resíduos plásticos). Para evitar levar esse tipo de produto para a casa, fique de olho no rótulo: as partículas nocivas ao meio ambiente mais utilizadas em produtos de higiene pessoal são as de polímeros, sobretudo, o polietileno, o polipropileno, o polietileno tereflalato, o polimetilmetacrilato e até náilon.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para um consumo mais consciente, você pode optar por marcas que ofereçam composições ecologicamente corretas ou também encontrar soluções na natureza (ou na cozinha de casa!).

Para esfoliar a pele, basta uma fórmula com textura que remova mecanicamente as células mortas – só não vale arranhar ou machucar, claro! E isso conseguimos com a combinação de grãos e cereais.

Abaixo, três combinações simples, acessíveis (os ingredientes estão na sua despensa) e eficazes. O resultado de toque macio é instantâneo!

Esfoliante 1: fubá + mel (para uma versão vegana, use óleo vegetal)
Esfoliante 2: borra de café + óleo de coco
Esfoliante 3: aveia + água + açúcar cristal

Como fazer: não se apegue muito às medidas. Crie uma pastinha homogênea, cremosa e que fique áspera. Leve para o banho e, lá, aplique no rosto e no corpo em movimentos circulares. Remova com água morna.

Cuidado extra: essas receitas são feitas com ingredientes frescos, e, por isso, são de uso imediato. Não guarde o que sobrar, pois a mistura pode estragar. Minha dica é fazer pequenas quantidades (de acordo com sua necessidade) para não desperdiçar nada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias