RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 20 de abril

Por que o limão mancha a pele?

Ele é uma boa pedida nas épocas quentes do ano. Mas seu manuseio próximo aos raios solares pode ser um perigo

Por Redação
02/03/2017 • 11h38
Compartilhar

1. Contato imediato
A furocumarina, uma substância presente no sumo e na casca do limão, é responsável por esse fenômeno. Ela penetra a pele quando o indivíduo espreme o cítrico no preparo de sucos e caipirinhas ou sobre um petisco.

2. Astro-rei em ação
O sol já queima naturalmente a epiderme desprotegida. Porém, se há a tal da furocumarina por ali, seus efeitos são potencializados. O resultado instantâneo dessa reação é ardência e vermelhidão no local.

3. Falsa proteção
Permanecer debaixo do guarda-sol traz uma noção errada de segurança. A radiação tem a capacidade de rebater na areia ou no cimento e voltar ao corpo, provocando inflamações nas áreas que estão com gotículas de limão.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4. Pirou o cabeção
Esse processo afeta células da pele conhecidas como melanócitos. Instigadas, elas produzem mais e mais melanina, o pigmento que determina a tonalidade da cútis. É dessa presença exagerada que surge a mancha.

5. Invasão bárbara
Se a quantidade de suco de limão for muito grande, ela pode alcançar camadas profundas, como a derme, e causar lesões mais sérias. Nesses casos, é comum a formação de bolhas e a sensação de coceira.

Então, o que fazer?

Prevenir sempre
Em ambientes abertos, evite o consumo de alimentos e bebidas que tenhamlimão. Se for utilizá-lo, depois lave rigorosamente mãos e braços com água e sabão.

Alívio rápido
A mancha costuma sumir aos poucos dentro de algumas semanas. Se ela estiver incomodando, faça compressas geladas com água ou chá de camomila.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias