Rádios On-line
SAúDE

Quantas calorias queimamos ao ficar mais tempo em pé no trabalho?

Estudo analisou mais de mil pessoas e descobriu a energia gasta a cada minuto que você escolhe não se sentar

3 MAR 2018 - 06h:00Por Redação

Passar a maior parte do dia sentada em frente ao computador é a realidade de muita gente, mas o hábito é um inimigo da balança e da saúde. Motivo: se prostrar na cadeira por horas a fio favorece o sedentarismo e faz com que o ponteiro da balança suba cada vez mais – isso sem nem falar da redução da circulação sanguínea, do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e do aparecimento das dores de coluna. Mas fique tranquila, pois existe uma saída para essa encrenca!

Uma nova revisão de estudos publicada no periódico científico European Journal of Preventive Cardiology reforçou a ideia de que passar um tempo em pé no escritório é o primeiro passo para uma vida mais ativa.

Os pesquisadores, após analisarem os dados de 1 184 pessoas, chegaram à conclusão de que as mulheres queimam 0,1 calorias a mais para cada minuto que ficam em pé em vez de sentadas. O número parece sutil, mas ao final de uma jornada de trabalho, você pode chegar a queimar até 54 calorias. Coloque 12 meses na conta e, ao fim de um ano, isso equivale a 2,5 quilos a menos na balança. Nada mal, não é mesmo?

Mas por que a queima calórica é maior quando estamos em pé? É que para se manter sob dois pés, diversos músculos do corpo são ativados e tensionados. Ou seja, você despende mais energia para ficar ereta (seja andando ou parada) do que em repouso na cadeira.

Então levante-se! Nem que seja para ir mais vezes ao banheiro, dar uma volta pelo escritório, conversar com a amiga ou ir beber água. Outra dica legal é encomendar uma standing desk: aquelas mesas altas que dispensam cadeiras. Ah, só não vale investir na mudança e encher a gaveta do escritório de itens calóricos para o lanche da tarde.

(mdemulher)

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13