RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Quer parar de fumar?

Pesquisa mostra que, quanto maior a distância entre a casa de um tabagista e uma loja que vende cigarro, maior a chance de acabar com esse hábito

Por Redação
22/08/2016 • 09h40
Compartilhar

Parar de fumar não é uma tarefa fácil — mas manter distância de lugares que vendem cigarro pode dar uma forcinha. É isso o que diz um estudo da Universidade de Turku, na Finlândia.

Os pesquisadores analisaram informações de 20 729 fumantes e ex-fumantes de dois levantamentos anteriores. Descobriu-se, então, que as chances de parar com o vício aumentam de 20 a 60% para cada 500 metros de distância entre a moradia e a loja mais próxima que vende cigarros. Em outras palavras, quanto mais longe se precisa ir para conseguir um maço, maior a probabilidade de parar. Curiosamente, o estudo não notou a mesma associação entre ex-fumantes. Ou seja, uma vez que o sujeito já abandonou o tabaco, o risco de recaída não parece ser influenciado pela distância do estabelecimento. 

Mas é preciso ter muita cautela. Segundo os autores, os dados foram obtidos exclusivamente na Finlândia, um país com fortes políticas antitabagistas. Os resultados, portanto, podem ser diferentes em outras partes do mundo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias