RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 24 de abril

Saiba como balancear alimentação e sentimentos

Escolha a comidinha certa para o que estiver sentindo

Por Redação
02/03/2018 • 07h45
Compartilhar

Um pote de sorvete para aliviar um pé na bunda. Hambúrguer para curar ressaca. O que fazer quando seu estado emocional vence os hábitos saudáveis? A nutróloga Mariela Silveira, do Kurotel, em Gramado (RS), dá dicas para controlar a alimentação mesmo quando seu dia não está lá aquelas coisas…

Se você está…

…estressada

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalho corrido, prazo apertado e o pior humor possível. Seu organismo vai sofrer uma baixa de dopamina, neurotransmissor do prazer. “Invista em carboidratos complexos, fibras e açúcares de boa qualidade (como o demerara, de coco ou mascavo), que quebram o ciclo e garantem a sensação de saciedade”, afirma Mariela.

Coma:

Chips de batata–doce, assados no forno e regados com um fo de azeite.

…Cansada

Nos dias em que você está quase dormindo em pé, os níveis de vitamina B12 reduzem muito, causando fadiga e indisposição. “Nesses momentos, é importante repor a vitamina com alimentos de origem animal, como carnes, ovos e lacticínios”, diz a nutróloga. Nada melhor que leite: Conheça o Natural Milk Itambé, o verdadeiro sabor do leite, sem estabilizantes, direto da fazenda para sua mesa Patrocinado 

Coma:

Uma omelete caprichada ou o clássico iogurte com mix de castanhas.

…De coração partido

Além da alta produção de lágrimas, em momentos de abalo emocional o corpo sofre com baixa de triptofano, aminoácido que regula a serotonina e, consequentemente, nosso humor. Para compensar, o organismo pede alimentos estimulantes que elevem esses níveis no organismo.

Coma:

Chocolate 75% cacau, que prolonga o bem-estar e evita que se coma a barra toda.

…De ressaca

Você bebeu como se não houvesse amanhã. Só que houve. E acordou com desejo de alimentos pesados, como hambúrguer. Isso porque o álcool no organismo causa desidratação e desregula o intestino. “Tome muita água e bebidas fermentadas artesanais, como kefr e kombucha, ricos em fibras”, diz Mariela.

Coma:

Uma tapioca levemente salgada com mussarela de búfala, tomate e manjericão.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias