Rádios On-line
8937
TVC
BEM ESTAR

Saúde mental: incorpore uma dica por dia para deixar a rotina mais leve

Pequenas ações, de domingo a domingo, podem garantir uma vida um pouco mais tranquila.

12 OUT 2018 - 09h:13Por Redação

Se saúde mental fosse uma grande besteira, não seríamos a população mais deprimida da América Latina, como informou o último relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2017. E engana-se quem pensa que condições como ansiedade e depressão afetam apenas pessoas “comuns”. Ninguém está imune a elas e, no mundo das celebridades, Selena Gomez, Bruna Marquezine e Gisele Bündchen são algumas das famosas que já se pronunciaram sobre o assunto, contando um pouco sobre suas experiências pessoais ao terem de lidar com transtornos psicológicos. Também segundo dados da OMS, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo até 2020.

É por isso que cuidar de si, mesmo que em doses homeopáticas, pode fazer toda a diferença no seu bem estar. Claro que certos hábitos não substituem consultas com especialistas, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas, e muito menos o efeito decorrente do uso de medicamentos (ministrados por seu médico). Mas dá para complementar ou até prevenir esses tratamentos, inserindo na sua rotina alguma ações simples, focadas no autocuidado.

Se você se comprometer a fazer pelo menos uma delas em cada dia da semana, com certeza irá notar uma melhora na produtividade, nos níveis de estresse e até mesmo nas suas noites de sono. Vamos?

Segunda-feira: tente fazer dez minutos de meditação ao acordar

Meditar, na essência, nada mais é do que equilibrar corpo e mente por meio de exercícios de postura e respiração. Ao fazer isso em plena segunda-feira, você reduz a carga de ansiedade e já fica preparada e com mais energia para enfrentar a semana que vem por aí.

Procure acordar um pouquinho antes do seu horário habitual e, em vez de de sair para trabalhar logo de cara, ajuste o despertador e dedique pelo menos dez minutos da sua manhã para a prática. Sente-se com a coluna reta e as pernas cruzadas, apoie as mãos nos joelhos, se quiser coloque uma música tranquila e comece respirando profundamente – puxe o ar e solte-o com calma. Faça isso repetidas vezes, mantendo sempre o corpo no eixo e o foco nos movimentos da caixa torácica, à medida que o ar entra e sai dela.

Lembre-se de que, para meditar, não é necessário “não pensar em nada”, mas deixar que os pensamentos fluam de maneira natural enquanto você relaxa. Caso você nunca tenha parado para meditar na vida, comece o exercício com menos tempo de prática (cinco minutos, por exemplo), ou então baixe aplicativos de meditação guiada, coloque fones de ouvido e siga as instruções do app.

Terça-feira: levante da cama mais cedo para resolver pendências

Ansiedade também tem a ver com aquela sensação constante de não dar conta das suas obrigações. Para reduzir a carga de tarefas da semana, acorde cerca de duas horas mais cedo na terça-feira (isso, claro, depois de uma boa noite de sono) para adiantar algumas demandas simples que, por falta de organização, você acabaria deixando para depois.

Exemplo: pague contas atrasadas pelo aplicativo do banco, responda e-mails que estão pendentes na caixa de entrada, passe no mercado para abastecer a geladeira e a despensa, marque consultas e exames de rotina no médico, confira a lista de conversas do WhatsApp e responda àquelas mensagens que você já havia esquecido… enfim, use esse tempo extra para tentar resolver o máximo possível de questões “burocráticas” do dia a dia.

Quarta-feira: faça listas

Listas são uma ótima maneira de sentir que é possível, sim, ter uma semana produtiva – e, se você não conseguir dar “check” em todos os itens, também não há problema nenhum nisso. Você fez o que podia (e, às vezes, até mais!), de acordo com o seu estado mental e disposição naquele momento.

Papel e caneta na mão. Comece anotando tudo o que você já fez no começo da semana, e riscando esses itens logo em seguida. Depois, passe para os próximos dias e liste todos os compromissos, tarefas de trabalho e otras cositas más que ainda estão por vir. Carregue a listinha com você e vá assinalando cada vez que completar com sucesso mais uma obrigação.

Se você gostar da brincadeira, vale até pensar na criação de um bullet journal – um caderninho dedicado apenas à organização de cada dia.

Quinta-feira: estique-se

Não saia da cama sem antes espreguiçar – a prática, apesar de simples, possui diversos benefícios. Se quiser potencializar ainda mais a carga de energia para se manter atenta durante o dia, faça um alongamento simples: estique braços, pernas, pescoço e coluna com cuidado, até sentir os músculos mais “soltos”.

Sexta-feira: agrade seu estômago

#Sextou e não há nada melhor do que celebrar a entrada do fim de semana – e, por que não, a própria companhia? – comendo sua comidinha favorita. Pode ser um hambúrguer na hora do almoço, uma pizza do seu sabor do coração +uma tacinha de vinho no jantar, um rodízio no restaurante japonês, um pratão colorido naquele vegano que você ama, um brigadeiro de sobremesa, uma taça de sorvete e, ufa!, até um pedacinho de chocolate. A única condição é que a iguaria satisfaça totalmente seu paladar (sendo ele exigente ou não).

Sábado: aproveite ao máximo o espaço da sua casa

Mesmo que você faça a linha rolezeira, use parte do sábado para curtir um pouquinho da sua casa. Escolha o cômodo mais aconchegante dela (sim, pode ser seu quarto), e usufrua dele assistindo a filmes, séries e documentários, lendo livros e revistas, ouvindo suas músicas favoritas, ou simplesmente fazendo NADA – sem se culpar por isso, combinado?

Ah, uma dica! Evite gastar seu tempo livre nas redes sociais, principalmente se você sentir que elas te deixam ainda mais ansiosa e afetam sua saúde mental. Em vez de usar o celular para rolar eternamente o feed do Insta, por que não ligar para aquela amiga que mora longe e colocar o papo em dia?

Você pode, também, aproveitar para fazer um day SPA caseiro. Aplique máscaras, faça esfoliações, acenda velas perfumadas e se agrade!

Domingo: esteja em contato com a natureza

Mora na praia? Vá tomar um banho de mar ou sentar na areia para ouvir o barulho das ondas. Na cidade? Visite um parque ou praça arborizada e, se tiver um bichinho de estimação, leve-o para passear com você.

Vá em algum lugar que tenha uma vista bonita e espere pelo pôr do Sol. Corra, caminhe ou pedale ao ar livre. Cuide das suas plantinhas, faça um bate-volta até uma cachoeira próxima se o clima permitir. Qualquer que seja sua escolha, use-a para manter a energia tinindo!

(mdemulher)

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO MOBILE

TVC Canal 13

JORNAL DO POVO