RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 24 de abril

Seu cão tem medo de barulho? Esse gel pode ser a solução

Substância inovadora promete acabar com o desespero dos cachorros mais sensíveis a fortes ruídos, como aqueles dos fogos de artifício

Por Redação
19/01/2018 • 06h00
Compartilhar

Cientistas finlandeses selecionaram 182 cães com histórico de medo associado a barulho e aguardaram a chegada do Réveillon. Nesse dia, aplicaram na boca de uma parcela dos animais um gel à base de um composto chamado dexmedetomidina. O restante recebeu um produto placebo – sem substância ativa.

Entre os achados, publicados pela Associação Veterinária Britânica, notou-se que 64 dos 89 animais que fizeram o tratamento de verdade sofreram menos durante os fogos – apenas 34 dos 93 cachorros do outro grupo alcançaram o mesmo resultado.

“A vantagem de usar um gel é a facilidade de aplicar”, avalia o veterinário Cesar Dinola, da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Agora é torcer para o produto chegar logo ao Brasil.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto a nova solução não vem

O veterinário Mário Marcondes, do Hospital Sena Madureira, na capital paulista, dá dicas de como aliviar a ansiedade do animal diante de barulhos

Ambiente preparado

Escolha o local menos tumultuado da casa e coloque lá os pertences preferidos do bicho. Retire tudo aquilo que, se quebrar, possa feri-lo.

Tapa-ouvido

Peça para o veterinário indicar um algodão especial para a proteção dos ouvidos. Assim, os ruídos podem ser aplacados, reduzindo o sofrimento.

Camomila nele!

Existem géis à base de plantas, como a camomila, que ajudam a acalmar os ânimos e trazer relaxamento. Mas vale consultar o veterinário.

Divã canino

Para humanos, não adianta tomar remédio psiquiátrico sem fazer terapia. No caso dos cães, também é uma boa visitar um especialista em comportamento animal.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias