RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 23 de abril

Tai chi é mesmo eficaz contra a fibromialgia, conclui estudo

Pesquisa americana reforça que a arte marcial chinesa ajuda a tratar a doença que causa dores crônicas

Por Redação
28/03/2018 • 07h54
Compartilhar

Alguns trabalhos científicos já demonstraram que praticar tai chi chuan é indicado para pessoas com fibromialgia, doença crônica que causa dores no corpo, principalmente em articulações, músculos e tendões. Mas os estudos que apontaram esses benefícios da arte marcial chinesa eram pequenos e precisavam ser comprovados por artigos mais robustos. É o caso de uma pesquisa das universidades Tufts e Brown, ambas nos Estados Unidos, publicada no último dia 22 de março no periódico BMJ.

A ideia dos cientistas era comparar os efeitos do tai chi e de exercícios aeróbicos em pacientes com a síndrome. Atividades como caminhada e bicicleta costumam ser indicadas no tratamento da fibromialgia. Será que a arte marcial, de fato, tem o mesmo efeito?

Para fazer essa investigação, os experts recrutaram 226 adultos na faixa etária dos 52 anos. Todos conviviam com a doença há nove anos, em média. Os participantes foram aleatoriamente selecionados em diferentes grupos: um que seguiu treinos cardiovasculares duas vezes por semana, durante seis meses; e outros quatro que fizeram aulas de 60 minutos de tai chi uma ou duas vezes na semana, durante quatro ou seis meses.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao final de 24 semanas, os estudiosos analisaram as melhorias dos voluntários baseados em questionários que avaliavam dor, cansaço, depressão, ansiedadee bem-estar geral. Houve avanços nas cinco turmas, mas quem praticou tai chi teve resultados mais positivos do que aqueles que fizeram atividades aeróbicas. As vantagens foram notadas principalmente quando a modalidade com movimentos de luta era praticada por, no mínimo, seis meses. Entenda:Solidão aumenta risco de morte por AVC e infarto 

A conclusão dos experts é que, sim, a arte marcial pode ser efetiva contra a fibromialgia – até mais do que os aeróbicos. Então, se você sofre com esse problema e não se anima em caminhar, nadar ou correr, experimente a modalidade. Quem sabe você não encontra, de quebra, seu novo amor fitness?

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias