RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 27 de abril

Tomate e maçã preservam a saúde do pulmão – até de ex-fumantes

Estudo identificou que esses dois alimentos têm o poder de retardar o envelhecimento do órgão

Por Redação
12/01/2018 • 06h00
Compartilhar

Você sabia que, a partir dos 30 anos de idade, o pulmão começa a funcionar em um ritmo mais lento? Isso depende, é claro, do estilo de vida de cada um. Entre os fumantes, por exemplo, esse processo tende a ser ainda mais rápido.

Mas, segundo um novo estudo da Escola de Saúde Pública Bloomberg, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a dieta tem uma participação muito importante no atraso do envelhecimento do órgão – principalmente em quem costuma comer maçã e tomate. E isso vale até para ex-adeptos do tabagismo.

Em 2002, os pesquisadores analisaram a alimentação e as funções pulmonares de 650 adultos. Dez anos depois, repetiram os testes. Fatores como idade, sexo, peso e prática de atividade física também foram levados em conta.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os resultados mostraram que aqueles que consumiam no mínimo dois tomates por dia ou ingeriam mais de três porções diárias de frutas (principalmente a maçã) apresentaram um declínio mais lento do funcionamento do pulmão em relação a quem comia menos de um tomate ou de uma porção de fruta no dia. Vale ressaltar que os benefícios foram notados apenas quando os vegetais eram consumidos frescos – versões industrializadas não se mostraram tão vantajosas.

Tabagismo

De acordo com o trabalho, até ex-fumantes saem ganhando com uma alimentação rica em frutas e tomate. Os voluntários que costumavam colocar esses itens no prato mostraram uma degradação mais lenta do órgão ao longo dos dez anos de investigação. “A dieta pode ser uma maneira de combater o aumento de diagnósticos de DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, grupo de enfermidades que levam à disfunção do pulmão] ao redor do globo”, observa Vanessa Garcia-Larsen, principal autora do artigo.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias