RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Um guia para conhecer Verona, na Itália

Verona é uma das cidades mais charmosas da Itáia. Além de uma arquitetura de tirar o fôlego, o local ainda tem a casa dos personagens Romeu e Julieta

Por Redação
27/12/2017 • 06h30
Compartilhar

O famoso escritor inglês William Shakespeare se encantou tanto com Veronaque escolheu a cidade como cenário de várias de suas histórias: A Megera Domada, Os Dois Cavalheiros de Verona e Romeu e Julieta se passam nas ruas da graciosa cidade, com cerca 260 mil habitantes. Além da fama da ficção, Verona sempre foi um dos locais mais ricos e prósperos da região, desde a época do Império Romano. Não à toa, foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco por causa da sua estrutura urbana e arquitetura. Dentro do centro histórico, só carros autorizados podem circular. Andando pelas ruazinhas tortas, você vai se sentir como se vivesse no período medieval ou dentro de um cenário de filme de época. Tudo bem: pequena e agradável, dá para fazer quase tudo a pé, e se perder chega a ser divertido. Dica da COSMO: reserve três dias para conhecer direito.

1. Porta Dell’orologio

Fachada que marca a entrada do centro histórico. A partir desse ponto, a circulação de carro é restrita. Por isso, é uma ótima região para ficar hospedada, já que está do lado da Arena e da praça principal da cidade, a Piazza Bra.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Endereço: Entrada da Piazza Bra

2. Arena de Verona

É o Coliseu de Verona. Construída no século I, a Arena é um dos anfiteatros romanos mais conservados que restaram no mundo e o terceiro maior da Itália, que hoje ainda abriga óperas e shows. Lá foi realizada a apresentação da quarta edição do Intimissimi on Ice. (veja mais no box Dançando no Gelo). Caso não tenha a chance de ver nenhuma apresentação quando estiver por lá, vale visitar a estrutura durante o dia e saber um pouco da história.

Endereço: Piazza Bra, 1
Entrada: os ingressos vão de 25 a 180 euros, comprando antecipadamente no site oficial (arena.it)

3. Piazza Delle Erbe

A praça mais gostosinha e animada de Verona! Vale sentar em um dos bares para tomar um apperol spritz — o drinque está na moda no Brasil mas sempre foi clássico na região — e ver o movimento da cidade. Depois, passeie pela feirinha no centro da praça e pare na barraca de massas e azeites: comprei dois azeites, um de limão e outro trufado (por 6 euros cada um!) e uma massa colorida (por 5 euros). Tudo muito delicioso!

4. Casa de Julieta

O ponto turístico mais popular (e divertido!) de Verona. Apesar de a história de Romeu e Julieta ser uma ficção, a casa se tornou ponto de referência do amor proibido entre o casal. A construção pertenceu à família Cappello, que está associada à família Capuleto, do romance do escritor inglês. Na entrada, turistas colam papéis ou escrevem na parede o nome do(a) amado(a) para dar sorte ao casal. No pátio, uma estátua de bronze representa
Julieta. Diz a lenda que quem passa a mão no peito direito dela atrai boa sorte no amor.

Endereço: Via Cappello, 23
Entrada: se você quiser subir na sacada e ver a casa por dentro, o ticket custa 6 euros

5. Castel Vecchio e Ponte Scagliero

Dois dos monumentos mais antigos e importantes da cidade. O Castel Vecchio foi construído em 1354, para proteger a cidade dos inimigos, e fica às margens do Rio Adige. Hoje, o castelo é também um museu com obras de arte medievais, renascentistas e modernas. Vale atravessar a ponte para admirar o supervisual da cidade.

Endereço: Corso Castelvecchio, 2
Entrada: o ticket custa 6 euros

6. Ponte Pietra

A ponte romana tem uma das vistas mais bonitas de Verona, perfeita para aquela foto que vai bombar no seu Instagram.

Endereço: Via Ponte Pietra

Onde comprar?

Via Mazzini Esse é o local principal para compras e tem as lojas bacanas da cidade, como Louis Vuitton, Gucci e a Intimissimi, que fica logo na entrada da rua, próximo à Arena. Outra loja para ficar de olho é a Calzedonia, pit stop essencial para garantir as últimas tendências em meias, das clássicas às mais fashion.

Onde comer?

- Signorvino Valpolicella

Uma opção de restaurante em plena região das vinícolas de onde saem os famosos vinhos Valpolicella. O local é também uma adega e loja com opções de vinhos de diversas regiões da Itália — os preços das garrafas começam em 7,90 euros. Eles embalam a bebida para viagem de maneira que elas possam ser despachadas sem problemas no aeroporto. Com um espaço externo, nos dias de calor é possível sentar praticamente no meio das plantações de uvas. O restaurante também realiza eventos nos vinhedos, como jantares especiais para turmas de até dez pessoas. Para quem não quer sair do centro, tem um Signorvino pertinho da Arena, perfeito também para um aperitivo e degustação de vinhos.

Endereço: Via Preare, 15

- Osteria Ponte Pietra
Restaurante que fica na frente do Rio Adige, do lado da Ponte Pietra. Esse é um dos lugares mais fantásticos, com vista linda para a ponte. Vale um almoço sentado na varanda para apreciar a paisagem e a maravilhosa carta de vinhos.

Endereço: Via Ponte Pietra, 34

- Pizzeria Leon d’Oro

O local tem um ambiente externo aconchegante para provar a típica pizza italiana. Endereço: Via Pallone, 10 Locanda 4 Cuochi Restaurante superconcorrido para um almocinho delícia e despretensioso perto da Arena. Experimente o nhoque da casa.

Endereço: Via Mario Alberto, 12

Dançando no gelo

A convite da Intimissimi, COSMO foi a Verona para assistir à quarta edição do Intimissimi on Ice — The Legend of Beauty, com participação do tenor Andrea Bocelli. O show de patinação no gelo é uma experiência maravilhosa. Estar na Arena di Verona à noite e vê-la toda iluminada é emocionante. Além de tickets à venda para turistas, o evento reúne famosos e imprensa do mundo todo. Este ano estavam presentes Katie Holmes, Grazi Massafera, Chiara Ferragni e Irina Shayk. (MDEMULHER)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias