RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Fiems comemora 10 anos do PQF em Três Lagoas

Programa viabilizou mais de R$ 816 milhões em negócios em uma década

Por Valdecir Cremon
20/04/2018 • 18h07
Compartilhar

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MS), vinculado à Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), promoveu nesta quarta-feira (18), em Três Lagoas uma comemoração aos 10 anos de criação do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), que promove a qualificação e fortalecimento de pequenas e médias empresas no mercado. A comemoração foi realizada no auditório José Paulo Rímoli, no Sesi.

Na data, 91 empresas receberam o certificado.

O IEL possui parceria com o Sebrae e as prefeituras de Três Lagoas, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo com a finalidade de preparar empresas menores para atenderem Fibria, Votorantim, Bemis e Sitrel, entre outras. Na década, R$ 816,3 milhões foram movimentados em relações comerciais entre âncoras e fornecedoras.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outros números, mais de 550 pessoas foram capacitadas em seminários e treinamentos; 340 formadas como auditoras da norma ISSO 9001; 226 empresas fornecedoras foram certificadas - 171 delas na metodologia avançada.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, disse que o PQF é um programa inovador, criado para mudar relações de empresas com clientes tanto de outras empresas quanto o consumidor final.

“É um trabalho que mudou o cenário do município e contribui para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, que passam a ter condições de fornecer e oferecer seus produtos para grandes empresas como a Fibria, Bemis e Sitrel”, declarou Sérgio Longen.

O superintendente do IEL, José Fernando Amaral, destacou que o PQF possui atuação no interior na capital do Estado, e que em breve chegará a outros municípios "porque não há barreiras".

O superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, destacou a importância do PQF para o micro e pequeno empresário, destacando que o programa "inclui o pequeno empreendedor, que passa a estar preparado para fornecer não somente à grande empresa, mas também ao cliente final, gerando toda uma cadeia de bons negócios".

“O diferencial do programa é que ele inclui o pequeno, que passa a estar preparado para fornecer não somente à grande empresa, mas também o cliente final, que volta sempre que é bem atendido, gerando toda uma cadeia de bons negócios”, pontuou Mendonça.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, também participou da comemoração.

O novo coordenador do Comitê Gestor do PQF, Luís Carlos Felippe, que é coordenador de suprimentos da Fibria, destacou o avanço das empresas nesses últimos dez anos. “É importante salientar que não criamos empresas dependentes das âncoras, nosso objetivo é torna-las capazes de fornecer para todos”.  

OUTROS NÚMEROS

Além da cifra quase bilionária em negócios gerados, o Programa contabiliza também 300 empresas fornecedoras, 551 pessoas capacitadas em seminários e treinamentos, 25 mil horas de consultorias junto às empresas, 8,3 mil horas de diagnósticos, avaliações e auditorias, 340 pessoas formadas como auditoras da norma ISSO 9001, e 226 empresas fornecedoras certificadas, sendo 65 na metodologia básica e 171 na metodologia avançada.

Veja reportagem da TVC - Canal 13.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas