Rádios On-line
TRêS LAGOAS

Prefeitura pode estar prestes a assumir área da antiga ferrovia

Prefeito recebeu nesta semana minuta do documento que estabelece regras de cessão dos imóveis

24 MAI 2017 - 16h:22Por Ana Cristina Santos

A Prefeitura de Três Lagoas, em breve, pode ficar responsável pela área que pertencia à antiga Rede Ferroviária do Brasil. Há alguns anos o município vem negociando com o governo federal a cedência dessas áreas que estão abandonadas no perímetro urbano. No entanto, por questões burocráticas, isso ainda não aconteceu.

Nesta terça-feira (23) o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) recebeu a minuta do Termo de Compromisso que estabelece as regras de cessão dos imóveis que pertenciam à antiga Rede Ferroviária, hoje de responsabilidade da União.

As tratativas entre a administração atual e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dinit) iniciaram no começo de abril, quando o prefeito se reuniu com os representantes do órgão, em Brasília, para tratar sobre o assunto.

Na ocasião, os diretores do Dnit informaram que não tinham nenhuma objeção sobre a cedência da área para prefeitura, mas que dependeria de como seria tratado o contrato vigente com a Rumo América Latina Logística (ALL). A empresa, inclusive, já foi multada e condenada a recuperar o patrimônio em que pertencia a ferrovia.

O Dnit informou que não poderia fazer manutenção na área em razão do contrato que ainda existe com a empresa. Esclareceu ainda que o órgão estava fazendo o levantamento para saber qual o valor da multa aplicada contra empresa por deixar o local abandonado.

Em nova reunião, nesta semana, o Dnit reconhece u que não tem interesse em desenvolver nenhum projeto de aproveitamento dos imóveis. Acatando a sugestão de Guerreiro, que propôs um acordo com a ALL, o Dnit promoveu as tratativas necessárias e, segundo a prefeitura, o documento já está pronto, aprovado pelas partes e agora segue para a assinatura do coordenador Nacional de Patrimônio Ferroviário, José Luiz de Oliveira e posteriormente do prefeito.

A partir da cedência da área é que o município poderá desenvolver projetos no local. O prefeito já havia antecipado que a intenção é construir o terminal de ônibus do prédio da antiga Estação ferroviária, que está totalmente abandonada. Existem projetos também para construção de um corredor cultural no local, entre outros.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13
  • Programas: